Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Artistas do ABC - 1ª edição - A primeira edição do projeto Entre Bordas pretende investigar a produção em artes visuais na região do ABC. saiba mais

1

Arte, em seu conceito mais amplo e complexo, ganha significado e sentido a partir das relações do artista com sua época, condicionada ao movimento vigente de momentos históricos. A produção artística do Grande ABC, ao longo dos anos, manteve vínculos determinantes com a industrialização e modernização das cidades, culminando em manifestações artísticas identitárias e originais nos mais diversos campos da arte. A identidade artística da região, construída e influenciada pelas transformações sociais, é tema de diversas obras literárias e trabalhos acadêmicos que se aprofundam nos contextos socioculturais do passado, estabelecendo pontes com o presente. E qual é o reflexo que enxergamos atualmente na arte contemporânea originária no Grande ABC?

Partindo dessa reflexão, o Sesc Santo André abre espaço para novas investigações da produção artística na região com a ENTRE BORDAS – Uma imagem precisa de dois, exposição que estará na unidade a partir de 11 de outubro. Com curadoria de Cristina Suzuki, a mostra apresenta um recorte de artistas cujas produções se desenvolvem a partir de materiais e relações do indivíduo com o ambiente urbano do cotidiano, e que nasceram ou adoraram o Grande ABC para viver e trabalhar. Todo o questionamento sobre a produção de arte contemporânea no ABC, a existência (ou não) de uma cena autônoma e como ela se relaciona com a cidade de São Paulo levou à criação do projeto ENTRE BORDAS - cujo nome se inspira no primeiro nome da cidade de Santo André. Este é um projeto que se pretende duradouro, e deve acontecer nos próximos anos, com exposição e outros desdobramentos.

Para esta edição da ENTRE BORDAS – uma imagem precisa de dois, Cristina Suzuki propõe recortes nas produções dos artistas Angela Camata, Bruno Novaes, Gustavo Jeronimo e Mariana Vilela. A proposta curatorial trabalha com a finalidade de provocar o público para leituras a partir de seu próprio repertório, desconstruindo a ideia de que arte está distante da realidade e convocando o espectador a elaborar reflexões em conjunto com o artista por meio de diversas frentes: interação com as obras, obras acessíveis e oficinas.

Atendimento a grupos com visita mediada para estudantes, professores, empresas e instituições no e-mail agendamento@santoandre.sescsp.org.br.

Na Galeria.

(Foto: Rocco)

Artes Visuais

Entre Bordas – Uma imagem precisa de dois Curadoria: Cristina Suzuki 10

Sesc Santo André ver no mapa compartilhar

13/10 a 27/01

SAB, DOM
10H30 ÀS 18H30*
  • Grátis

*Sábados, domingos e feriados.

16/10 a 25/01

10h30 ÀS 21h30*
  • Grátis

*Exceto dias 25/12 e 1/1