Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Sawé - Projeto de pesquisa e intercâmbio de saberes, que tem como foco o papel das lideranças políticas indígenas no Brasil saiba mais

Sawe

Bate-papo sobre os modos de ser indígena no mundo e a busca do bem-viver, tratando de cosmovisões e transformação cultural.

As sociedades indígenas se estruturam com base em concepções próprias do mundo, onde natureza e cultura são faces indivisíveis de um mesmo processo. Esta segunda roda de conversa foca em algumas destas concepções: como elas se articulam em práticas e relações entre os diversos seres que convivem no território, em suas dimensões corpóreas e espirituais, e à busca do equilíbrio nessas relações. As lideranças estão convidadas a falar sobre o desafio de construir o presente e o futuro baseados nas concepções de mundo indígenas em um contexto adverso imposto pela sociedade não indígena.

Convidados da mesa
Sueli Maxakali (MG): liderança tikmü'ün (ou Maxakali), professora, cineasta, artesã, pesquisadora, fotógrafa e realizadora dos filmes Kõnã'ãg xeka: o Dilúvio Maxakali (2016) e Tatakox (2008). Produziu um livro de fotografias intitulado koxukxop junto com outras mulheres da Aldeia Verde.

Almerinda Tariana (AM): liderança indígena do povo Tariano da Terra Indígena Alto Rio Negro. Iniciou sua trajetória no movimento indígena aos 15 anos na Federação das Organizações Indígena do Rio Negro/FOIRN. Participou da fundação e presidiu a Associação de Mulheres Indígenas no Distrito de Yawarete. Faz parte da diretoria da FOIRN da qual foi a primeira Presidente mulher, hoje atua como diretora executiva.

Mediação: curadoria do Projeto Sawé, formada por Sandra Benites, Naiara Tukano, Maurício Fonseca, Pablo Lafuente e equipe Sesc.

Identidade visual desenvolvida pelo designer Denilson Baniwa.

Leia mais sobre o projeto Sawé na EONLINE

Local: Área de Convivência
 

saiba mais

Ações para a Cidadania

Os modos de ser indígena no mundo e a busca do bem-viver: Cosmovisões e transformação cultural 2ª Roda de Conversa L

Essa atividade aconteceu em 20/10/2018 no Sesc Ipiranga.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo