Sesc SP

quadras-paulistanas corsaletti

O que é crônica? O que é poesia? Quais são as semelhanças e diferenças entre esses gêneros literários? O fato de grandes poetas brasileiros terem praticado a crônica com regularidade trouxe transformações a essa forma de narrativa breve? Essas são algumas das questões que serão discutidas em seis encontros de duas horas. Por meio da análise de autores modernos e contemporâneos, o objetivo principal do curso é borrar as fronteiras entre crônica e poesia, a fim de estimular os participantes a ler e escrever de maneira mais livre e mais rica.

PLANO DE AULAS

Primeiro encontro
O que é crônica. Principais características do gênero. Análise de textos de Rubem Braga, Nelson Rodrigues, Hilda Hilst, Antonio Prata, entre outros.

Segundo encontro
Discussão de texto produzido em casa pelos participantes.

Terceiro encontro
O que é poesia. Algumas características do gênero. Análise de poemas de Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Angélica Freitas, Paulo Henriques Britto, Wislawa Szymborska, entre outros.

Quarto encontro
Discussão de texto produzido em casa pelos participantes.

Quinto encontro
Crônica e poesia: semelhanças. O que é poema em prosa. A crônica lírica. Análise de textos de Vinicius de Moraes, Paulo Mendes Campos, Xico Sá, entre outros.

Sexto encontro
Discussão de texto produzido em casa pelos participantes.

Fabrício Corsaletti formou- se em Letras pela USP e em 2007 publicou, pela Companhia das Letras, o volume Estudos para o seu corpo, que reúne seus quatro primeiros livros de poesia: Movediço (Labortexto, 2001), O sobrevivente (Hedra, 2003) e os então inéditos História das demolições e Estudos para o seu corpo. Também é autor dos contos de King Kong e cervejas (Companhia das Letras, 2008), da novela Golpe de ar (Editora 34, 2009), dos poemas de Esquimó (Companhia das Letras, 2010, prêmio Bravo!) e Quadras paulistanas (Companhia das Letras, 2013), das crônicas de Ela me dá capim e eu zurro (Editora 34, 2014), além dos livros infantis Zoo (Hedra, 2005), Zoo zureta (Companhia das Letrinhas, 2010) e Zoo zoado (Companhia das Letrinhas, 2014). Com Alberto Martins escreveu Caderno americano (Luna Parque, 2016), que reúne poemas em prosa dos dois autores sobre a América Latina, e com Samuel Titan Jr. traduziu 20 poemas para ler no bonde, do argentino Oliverio Girondo (Editora 34, 2014). Desde 2010 é colunista da revista sãopaulo, do jornal Folha de S.Paulo, onde publica quinzenalmente crônicas e poemas.

Vagas limitadas. Atividade não sequencial. Inscrições 1h antes do início, no 1° dia da atividade.

Local: Biblioteca (15º andar)

(Foto: Renato Parada)

Literatura

Quadras Paulistanas com Fabricio Corsaletti L

Essa atividade aconteceu de 02/10/2018 a 13/11/2018
no Sesc Avenida Paulista.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo