Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Narrativas Pretas - Atividades com as integrantes do Sarau das Pretas, que irão partilhar seus saberes e vivências que estruturam o seu trabalho. saiba mais

42792817 545647865857833 5014673484027002880 o

A valorização das danças populares e de matrizes africanas é uma das linhas de atuação do Sarau das Pretas, sendo o jongo a mais expressiva, devido à tradição jongueira da percussionista do grupo.

Nas culturas tradicionais de matrizes africanas a música e a dança tem um forte papel ligado à socialização, à transmissão oral de saberes e valores contribuindo assim para a preservação e transmissão desses valores entre as gerações. O jongo além de proporcionar todas essas vivências é uma das danças afro-brasileiras mais populares e foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO. No entanto essa dança tradicional e toda a sua simbologia e bagagem cultural não chegam a muitos brasileiros, e o Sarau se torna uma ferramenta para a socialização desses conhecimentos. Assim, nesta oficina, os participantes terão acesso aos conceitos que sedimentam essa cultura tradicional e também terão a vivência com o Jongo, aprendendo os toques, os passos e a dinâmica da dança.

A oficina será desenvolvida em dois momentos. O primeiro será a parte expositiva de apresentação do conteúdo histórico, social e cultural do jongo. O segundo momento será destinado à vivência com o jongo, aprendendo os toques, os passos e a dinâmica da dança. Na formação tradicional de uma roda de jongo, reúnem-se um casal e no mínimo dois tambores, chamados de tambu e candongueiro. Assim, os participantes poderão entender fielmente a dinâmica do jongo, além de terem maior respaldo na realização da atividade.

Local: Praça/Varanda (Térreo)

(Foto: Elaine Campos)
 

Literatura

Ancestralidade no Toque e Molejo no Jo(n)go da Vida Com Taissol Ziggy e Thata Alves L

Essa atividade aconteceu em 26/10/2018 no Sesc Avenida Paulista.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo