Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Sim, Somos Latinos! - Série de atividades em homenagem a cultura latino-americana saiba mais

11.2018%20-%20Cinema%20e%20Video%20-%20Mostra%20de%.jpg

Narrativas originais e precisas, os filmes conduzem o espectador para dentro de seus universos particulares, muitas vezes em inesperada e profunda conexão com o estado do mundo.

A Colômbia apresenta um filme que atesta o grande momento de sua cinematografia, celebrada nos últimos anos pelos principais festivais de cinema do mundo: um casal de idosos protagoniza uma ficção de forte impacto emocional em um cenário deslumbrante e natural do interior do país.

A conexão entre o fim da vida e a redefinição de vínculos familiares passam por um olhar atento: um menino espera a realização de um milagre para a mãe na noite de Natal e uma cerimoniosa despedida do patriarca nos filmes do Uruguai e da Bolívia. A brutalidade entre os homens, tema que ecoa a estranha situação de mundo que vivemos hoje, é também parte das preocupações dos curtas peruano e venezuelano.

Como contraponto, o sobrenatural surge como elemento fundante no curta paraguaio, em uma narrativa cômica de fé e amizade entre vizinhas. O irreverente cinema argentino, com seus questionamentos cerebrais sobre os mais variados temas, traz humor a essa mostra que é um breve panorama de filmes que refletem o cenário atual dos curtas latino-americanos.


Todos os filmes são legendados e possuem classificação indicativa livre. A sessão tem duração total de 84 minutos.

Local: Palco da Orquestra Mágica 

Hélio, 15'
Andrés Campos, Ficção, 2014, Argentina
Diego vê como suas relações pessoais e sua carreira como dublador profissional se desmancham ao perder sua voz por causa de uma superdose de Hélio.

Plato Paceño, 10'
Carlos Piñero, 2013, Bolívia
Em um quintal da cidade de La Paz prepara-se o prato favorito de Don Corcino. Toda a família está reunida porque hoje é sua despedida.

O Dia da Família, 13'
David Blankleider, ficção, 2013, Uruguai
O maior desejo de Juan é ter um Natal com neve. Mas nunca acontece isso no Uruguai. Sua mãe está doente e ele tem que passar a festa no hospital. Fantasia, destino e esperança estão prestes a fazer algo por ele.

Os Retratos, 15'
Ivan D. Gaona, 2013, Colômbia
É domingo no mercado camponês e vó Paulina quer preparar galinha caipira para seu esposo, mas o dinheiro não é suficiente para comprá-la. Sem querer, ela ganha uma câmera Polaroid numa rifa na feira, e propõe a seu esposo tirar fotos de suas vidas e deles mesmos. O rolo de câmera acaba e a fome ainda persiste.

E no terceiro dia, 12'
Osvaldo Ortiz Faiman, Ficção, 2013, Paraguai
Esta história de três vizinhas. Porota e Nena fazem três dias que não sabem nada de sua comadre Chiquinha. Enquanto a esperam para rezar o terço, aparece o cachorro de Porota trazendo o papagaio de Chiquinha, morto e sujo de terra. Ambas ficam desesperadas e tentam resolver o problema de qualquer maneira, mas tem que fazê-lo antes que chegue a amiga.

Regime, 6'
Belimar Román, Documentário, 2018, Venezuela
Colocar as calças nada tem a ver com a cultura do fitness nem à uma alimentação light, não se trata de escolha. Na Venezuela, o petróleo não se come. A fome seca os corpos. Aqueles que podem, adaptam-se; aqueles que não, desaparecem. O regime é muito mais que uma dieta.

A Presença da Ausência, 12'
Wataska, Ficção, 2015, Peru
Vicente, um menino de 11 anos e Guillermo, um senhor de 80 anos, encontram-se todos os dias numa parada de ônibus. Apesar de se reconhecerem, eles nunca se relacionam. Um acontecimento inesperado confronta Vicente consigo mesmo, revelando uma das condições primordiais da natureza humana.

Foto: Divulgação 

Cinema e vídeo

Mostra de curtas latino-americanos L

Essa atividade aconteceu em 03/11/2018 no Sesc Itaquera.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo