
Oficina de dança contemporânea baseada no processo de criação do espetáculo 'Gbé ou Quando o Corpo Renasce Negro'. Dividida em blocos temáticos, a oficina estimulará a investigação de narrativas corporais com base em vivências pessoais e coletivas de autorreconhecimento negro e em noções de danças afro-brasileiras tradicionais e contemporâneas.
Encontro 01 - Afeto e ancestralidade
Noções de movimentação em dança-afro, a partir de danças de orixás. Discussão sobre afetividades ligadas ao cotidiano da pessoa negra e sobre as atividades realizadas na primeira parte do dia. Realização de dinâmicas de dança contemporânea e dança-teatro, empregando imagens e sensações apontadas na conversa e nas impressões colhidas ao longo da primeira parte do encontro, para composição e exploração de pequenas narrativas corporais.
Encontro 02 - Corpos proibidos, corpos em resistência
Noções de jongo, samba e funk (danças historicamente marginalizadas, consideradas hipersexualizadas e perseguidas por forças policiais). Discussão sobre corporeidades e sexualidades e suas relações com o universo dos afetos. Experimentação de dinâmicas de criação de fisicalidades autorais com base em elementos apontados em conversa.
Encontro 03 - Memórias e territórios
Noções de manifestações de cultura popular ligadas à genealogia dos participantes, ex: maracatu, samba de umbigada etc (esses dados podem ser colhidos na inscrição ou encontros anteriores). Discussão sobre migrações e territorialidade negra.
Encontro 04 - Urbanidade Marginal
Exercícios de dança-teatro e discussão baseados em conceitos de deslocamento, urbanidade e território marginal - como processos de urbanização e periferização da população negra impacta seu cotidiano e sociabilidade. Exercício de composição corporal coletiva empregando elementos visitados ao longo de toda a oficina.
Inscrições a partir de 01/11 na Central de Atendimento do Sesc Consolação.
Local: Sala Ômega (8º andar)
Foto: Allan Bravos