Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Consciência Negra - Conjunto de ações que refletem cenários, produções, personagens, saberes, gingados, memórias, crenças e valores da cultura negra saiba mais

Curso Narrativas Negras Credito Imagem -

Oficina de dança contemporânea baseada no processo de criação do espetáculo 'Gbé ou Quando o Corpo Renasce Negro'. Dividida em blocos temáticos, a oficina estimulará a investigação de narrativas corporais com base em vivências pessoais e coletivas de autorreconhecimento negro e em noções de danças afro-brasileiras tradicionais e contemporâneas.

Encontro 01 - Afeto e ancestralidade
Noções de movimentação em dança-afro, a partir de danças de orixás. Discussão sobre afetividades ligadas ao cotidiano da pessoa negra e sobre as atividades realizadas na primeira parte do dia. Realização de dinâmicas de dança contemporânea e dança-teatro, empregando imagens e sensações apontadas na conversa e nas impressões colhidas ao longo da primeira parte do encontro, para composição e exploração de pequenas narrativas corporais.

Encontro 02 - Corpos proibidos, corpos em resistência
Noções de jongo, samba e funk (danças historicamente marginalizadas, consideradas hipersexualizadas e perseguidas por forças policiais). Discussão sobre corporeidades e sexualidades e suas relações com o universo dos afetos. Experimentação de dinâmicas de criação de fisicalidades autorais com base em elementos apontados em conversa.

Encontro 03 - Memórias e territórios
Noções de manifestações de cultura popular ligadas à genealogia dos participantes, ex: maracatu, samba de umbigada etc (esses dados podem ser colhidos na inscrição ou encontros anteriores). Discussão sobre migrações e territorialidade negra.

Encontro 04 - Urbanidade Marginal
Exercícios de dança-teatro e discussão baseados em conceitos de deslocamento, urbanidade e território marginal - como processos de urbanização e periferização da população negra impacta seu cotidiano e sociabilidade. Exercício de composição corporal coletiva empregando elementos visitados ao longo de toda a oficina.

Inscrições a partir de 01/11 na Central de Atendimento do Sesc Consolação.


Local: Sala Ômega (8º andar)

Foto: Allan Bravos

Ações para a Cidadania

Identidades Negras e Narrativas Corporais Com Edson Raphael 14

Essa atividade aconteceu de 05/11/2018 a 08/11/2018
no Sesc Consolação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo