Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Afrofuturismo: ficção e imaginário negro - Uma estética/movimento político-filosófico afrocentrado, que se manifesta em diversas linguagens artísticas saiba mais

Literatura%20Mulheres%20Negras%20na%20Ficc%CC%A7a%C.jpg

A ficção científica é um campo muito ocupado pelos homens e, em especial, pelo homens brancos. Entretanto, temos escritoras negras muito representativas, como a Octavia Butler, autora de "Kindred - laços de Sangue", e N. K. Jemisin, autora de "A Quinta Estação", vencedora do Hugo Awards.
Para conversar sobre afrofuturismo e a mulher negra, neste contexto, convidamos algumas mulheres que entendem bem deste assunto.

Lu Ain-Zaila é Luciene Marcelino Ernesto, formada em Pedagogia/UERJ, escritora das obras afrofuturistas Duologia Brasil 2408 [(In)Verdades e (R)Evolução] e Sankofia., da baixada fluminense do Rio de Janeiro. Escreve artigos sobre afrofuturismo, ficção especulativa (resenha, ensaios e pesquisas), imaginário sociorracial brasileiro e assuntos relacionados.

Karolina Desireé é Educadora Social, Produtora Cultural e Diretora do documentário "Yalodê Mulheres (Re)Existindo". Graduanda em Filosofia pela UNIFESP onde atua no Núcleo de Estudos Afros Brasileiros da Unifesp Guarulhos - NEAB e hoje está como Apoio Pedagógico do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento (PDAAN) curso preparatório à pós-Graduação.

Kênia Freitas é pós-doutoranda (CAPES/PNPD) do programa de pós-graduação em Comunicação da UNESP. Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Mestre em Multimeios pela Unicamp. Formada em Comunicação Social/Jornalismo, na Ufes. Realizou a curadoria das mostras Afrofuturismo: cinema e música em uma diáspora intergaláctica (2015/ Caixa Belas Artes/SP), "A Magia da Mulher Negra" (2017/Sesc Belenzinho/SP) e Diretoras Negras no Cinema Brasileiro (2017/Caixa Cultural/DF e RJ, 2018/Sesc Palladium/MG). Escreve críticas cinematográficas para o site Multiplot!. E Integra o Elviras - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.

Local: Foyer do Teatro 


 

saiba mais

Literatura

Mulheres negras na ficção científica Com Lu Ain Zaila, Karolina Desirré e Kênia Freitas L

Essa atividade aconteceu em 30/11/2018 no Sesc Bom Retiro.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo