Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Ocupação Xavante - Reúne lideranças indígenas, parceiros estratégicos e apresenta esta trajetória a partir da discussão teórica e exibição de filmes. saiba mais

Samuel Leal

O cinema ocupa lugar importante na trajetória dos Xavante desde a década de 1940, momento do contato definitivo e irreversível com o Estado por meio do Serviço de Proteção aos Índios, intensamente registrado em imagens que, desde então, atravessam decisivamente sua relação com a sociedade brasileira. A apresentação abordará alguns filmes que delimitam problemas acerca dessa centralidade do cinema para a trajetória étnica e política dos Xavante, enfatizando os processos de produção de alteridade e identidade.

Samuel Leal é antropólogo e pesquisador em cinema, doutor em Comunicacão pela Universidade Federal Fluminense. Realizou o curta-metragem Ondas Curtas, vencedor do prêmio Pierre Verger de Filme Etnográfico da Associacão Brasileira de Antropologia (2014).

Esta atividade integra a programação do Projeto A Ocupação Xavante reúne lideranças indígenas, parceiros estratégicos e apresenta esta trajetória a partir de três frentes: discussão teórica, exibição de filmes e realização prática audiovisual.

Dia 9/11, sexta, das 19h30 às 21h30
Teatro
A partir de 14 anos

Grátis - Retirada de ingressos com 1h de antecedência. Limitado a 1 (um) ingresso por pessoa.

Foto: Wede'rã Lab
 

Tecnologias e Artes

O cinema na trajetória política dos Xavante Com Samuel Leal L

Essa atividade aconteceu em 09/11/2018 no Sesc Birigui.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo