Sesc SP

zulmira-elizabeth-danca-espetaculo-gratis-idoso

O espetáculo é inspirado nas memórias que Renan Marcondes, idealizador da performance, buscou resgatar de sua mãe, morta em 2017. Para isso, traz referências de Zulmira Elizabeth, personagem de Fernanda Montenegro no filme A Falecida, lançado no mesmo ano do nascimento dela.

Renan Marcondes (São Bernardo do Campo - SP. Brasil, 1991) é artista, performer e pesquisador. Seu trabalho compreende pesquisa prática e teórica em performance. Doutorando pela ECA USP. Seus principais projetos incluem Como um jabuti matou uma onça e fez uma gaita de um de seus ossos (Proac Dança 2015, prêmio do setor de performances da sp-arte 2016); Protetores de Proximidade Humana (Temporada de projetos do Paço das Artes, Prêmio da Mostra de Arte da Juventude do SESC, prêmio aquisição 43º SARP) e PROJETO INVISÍVEL. É membro fundador do Pérfida Iguana, pólo de produção em dança contemporânea gerido em parceria com a bailarina Carolina Callegaro, com o qual produziram Um instante anterior à extrema violência (Proac Dança 2015), materiaIVONE e SEM LUZ (Proac Dança 2017). Atualmente desenvolve Zulmira Elizabeth, sua peça inédita realizada com Prêmio de criação em residência no MIS SP. Realizou falas na Bienal de Dança do SESC em 2017 e na Mostra Internacional de Teatro de SP em 2018.
renanmarcondes.com

Raul Rachou, instrutor de pilates desde o início da década de noventa, propõe, através de uma pesquisa própria e investigativa do movimento, novos entendimentos à sua prática. Com formação em dança moderna e contemporânea, é discípulo de Ruth Rachou e Helena Bastos, entre muitos outros mestres. Como criador-intérprete, participou em julho de 2018, da peça Tira meu Fôlego de Elisa Ohtake no SESC-Copacabana e do projeto de improvisação Duplos no SESC Consolação. Como criador-intérprete, palestrante e coordenador participou da Mostra Ruth Rachou 90 no SESC-Consolação em agosto de 2017. Intérprete-criador do grupo Musicanoar desde 1993, vem participando de todas as produções do Musicanoar a partir desta data. A última produção foi o espetáculo de dança "Nufricar" em julho de 2017 no TUSP. De 1979 a 2015, dirigiu a Escola de Dança Ruth Rachou que implantou projetos pioneiros: os primeiros cursos de pilates em São Paulo; a introdução de cursos de reflexão teórica em escolas de dança, como o programa multidisciplinar "Corpo Inteiro"; a precursora mostra de dança não competitiva "Inventores da Dança"; e, em parceria com o Cena-Centro de Encontro das Artes, a realização do projeto "A Técnica conta a Dança": uma história da dança moderna através de cursos técnicos e espetáculos de reconstituições de obras emblemáticas da dança moderna norteamericana. Paralelo a estas atividades, vem participando, desde a sua fundação, do CED - Centro de Estudos de Dança, na PUC/SP, coordenado por Helena Katz. Recebeu o Prêmio APCA/2001 de Melhor Criador-Intérprete, com o espetáculo "Cães", e também o Prêmio APCA/2007, com o espetáculo "Vapor", ambas produções do Grupo Musicanoar. Quando membro da executiva do movimento Mobilização Dança, militou ativamente na campanha pela Lei Municipal de Fomento à Dança, que foi implementada em 2006 na cidade de São Paulo, fortalecendo a importância de políticas públicas para a dança.

FICHA TÉCNICA

concepção, pesquisa e performance: Renan Marcondes
mentoria e performance: Raul Rachou
trilha sonora original: Sérgio Abdalla
provocação: Carolina Callegaro e Clarissa Sacchelli
iluminação: Lui Seixas
produção: Tetembua Dandara
adereços: ZANG e Guilherme Schultz
duração: 60 minutos


Local: Espaço Beta (3º andar).

Foto: Renan Marcondes

Dança

Zulmira Elizabeth Com Renan Marcondes e Raul Rachou 14

Essa atividade aconteceu em 14/12/2018 no Sesc Consolação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo