Sesc SP

Mpa

O Encontro reúne três saraus regulares e emblemáticos na disseminação das artes e literatura em São Paulo, celebrando os 40 anos do Movimento Popular de Arte de São Miguel Paulista. Cada sarau trará para a festa alguns dos artistas mais presentes em suas apresentações. Serão duas horas de vivência interativa entre artistas e plateia e microfone aberto para que o público possa participar, lendo trechos literários, declamando poesias, cantando ou tocando algum instrumento. 
A atividade integra programação especial dos 40 anos do MPA (Movimento Popular de Arte de São Miguel).

Local: Praça de Eventos

Sobre os saraus
Sarau da Casa Amarela
O Sarau da Casa Amarela existe desde 2011 com a condução de Akira Yamasaki e ocorre mensalmente na Casa Amarela Espaço Cultural de São Miguel Paulista. Ali se apresentam poetas, escritores, cantores, cantoras, grupos, musicistas e performers de toda a cidade de São Paulo, cidades vizinhas e de outros estados com seus trabalhos autorais. Acontece também a cada edição do sarau lançamentos de livros e CDs de produções independentes.
Outra característica do Sarau da Casa Amarela é a itinerância, tendo sido realizado em vários espaços culturais de São Paulo e em outras regiões do Brasil, como Porto Velho, convidados pela organização do Flama (Festival da Literatura da Amazônia), em Belo Horizonte no espaço Ponto e Letras, em Paraty na Casa da Iaiá.

Sarau da Maria
O Sarau da Maria nasceu de um grupo de amigos nascidos e/ou criados na Vila Maria, que resolveu se juntar com o objetivo de agregar e integrar a arte produzida nas ruas, nas ladeiras, nos cortiços e nos escadões da Vila Maria, com a arte de todos os bairros de São Paulo. O Sarau da Maria tem geografia, mas não tem fronteiras.
Desde sua primeira edição, o Sarau da Maria, bimestralmente, passou a reunir como convidados músicos, poetas, escritores, fotógrafos e artistas plásticos para apresentarem seus trabalhos como, também, diversos outros artistas através do Palco Aberto e das inscrições dos interessados no ato do evento. Em todas as edições a "Lojinha da Maria" funciona contribuindo com a venda de livros e/ou CD`s dos músicos e poetas participantes.
Passaram pelos palcos do Sarau da Maria mais de 350 artistas entre poetas, músicos e atores, além de 20 lançamentos entre livros e CD`s, uma Feira de Livros das Editoras Esssencial, Patuá e Reformatório/Pasavento, 23 exposições e/ou expoprojeções de artes, fotografias, caricaturas e desenhos, a projeção de um documentário em curta metragem e uma Feira de Artesanato "Compre de quem faz".

Sarau na Galeria
O Sarau na Galeria é um projeto musical e literário iniciado em Janeiro de 2013 pelo ambientalista Edgar Mancilla, músico e ecologista que se apresentou em muitos espaços e praças pelo Brasil. Inicialmente tinha como objetivo criar um espaço para músicos independentes que não tinham espaço para se apresentar na cidade. As sucessivas edições do Sarau na Galeria foram incluindo novas formas de expressão, abrindo espaço para a música autoral, novos escritores, movimentos culturais como maracatu, hip hop e  forografia. Através do projeto "Olhares sobre o Sarau na Galeria", que tem como ideia principal dar espaço também para fotógrafos amadores da região, realiza feira de livros, exposição com artistas plásticos da comunidade e também de escolas e universidades, privilegiando artistas locais, amadores ou profissionais.
Atualmente o Sarau na Galeria recebe em suas edições mensais um público de 100 a 120 pessoas, entre crianças e adultos, de vários bairros da cidade, aproximando as regiões centrais e periféricas da cidade, bem como de toda a região do Alto Tietê, São Paulo e de outras cidades distantes.

Literatura

Encontro de Saraus - MPA 40 anos com Sarau da Casa Amarela, Sarau da Maria e Sarau na Galeria L

Essa atividade aconteceu em 08/12/2018 no Sesc Itaquera.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo