Sesc SP

02.2019%20-%20Acoes%20para%20a%20Cidadania%20-%20A%.jpg

O Tambor de Crioula é festa, ritual, brincadeira característica do estado do Maranhão. De matriz afro-brasileira é diretamente associado à ancestralidade africana. A vida cotidiana  é retratada nos toques, cantos e rimas. Em 2007, o Tambor de Crioula foi registrado como Patrimônio Imaterial do Brasil pelo IPHAN. 

Em fevereiro, a roda será comandada por Taina Redondo e Baé Ribeiro junto ao coletivo Na Trilha do Tambor e convidada/os. Atuantes em diversas brincadeiras tradicionais do Maranhão, entre elas o Boi da Fé em Deus (sotaque de zabumba), esses coreiros (como são chamados os praticantes de tambor de crioula) fazem parte da nova geração do Tambor tornando-se referência na potente continuidade dessa tradição. O público poderá ver e participar da brincadeira do tambor, e conhecer o sotaque característico do bairro da Fé em Deus (São Luis - MA). 

Baé Ribeiro iniciou-se no Tambor de Crioula aos 8 anos de idade, na Fé em Deus com seus pais e demais mestres da região, principalmente com os tambores de promessa que eram mais comuns na época. Atualmente é considerado um jovem mestre de Tambor de Crioula, brincante de muitos tambores da capital maranhense e um dos principais tocadores e luthiers da Ilha. 

Taina Redondo conheceu o tambor de crioula pelo tradicional tambor da Faustina e posteriormente com Mestre Lazico no projeto Murrada do Tambor. Participou como coreira de Mestre Amaral, também muito conhecido na Ilha de São Luis. Atualmente é integrante do Tambor da Fé em Deus e trabalha com as crianças e adolescente da comunidade e do Tambor de Crioula Proteção de Verequete. 

Na Trilha do Tambor é um coletivo de prática e estudo sobre Tambor de Crioula maranhense. Desde de sua organização, em 2012, se dedica a buscar e traçar a trilha por onde circula o Tambor de Crioula em seus diferentes modos de ser e fazer, sempre tendo como foco principal a comunicação entre grupos de São Paulo e mestres do Maranhão.

Observação: para dançar é recomendado o uso de saias longas e rodadas.

Grátis

(Foto: Diego Chiaves)

Música

Roda Na Trilha do Tambor I com Baé Ribeiro e Taina Redondo (MA) L

Essa atividade aconteceu em 16/02/2019 no Sesc 24 de Maio.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo