Sesc SP

Vertical favela - São Vito - divulgacao

Composta por fotografias documentais e artísticas, imagens aéreas, anúncios de diferentes momentos, a exposição propõe uma reflexão sobre o Parque Dom Pedro II tendo o edifício São Vito como elemento central. 

O projeto compõe um panorama de como os diferentes planos para o Parque Dom Pedro II se sucederam, o que diziam sobre a forma de pensar a cidade em cada período, e como esses modelos foram promovidos a ideais. Identificar, assim, que atores sonharam cada projeto, para quem, e quais forças prevaleceram em cada redesenho do território são aspectos fundamentais da narrativa da exposição.

"São Vito: Uma Escavação" é uma oportunidade de retomar a história de um edifício que comoveu a cidade, reunir memórias e evidências materiais sobre ele e criar, a partir delas, disparadores de reflexão e conexão com o centro da cidade. Realizá-la no mesmo terreno em que esteve o São Vito é também uma grande responsabilidade, uma forma de encerrar simbolicamente o ciclo do edifício, e começar um novo projeto que se seguirá com a construção da futura unidade, compartilhando com o público experiências passadas com seus ruídos e acertos, e nos inspirando na riqueza humana que sempre permeou esse território. Mais do que recriá-lo, o propósito é invocá-lo como ambiente simbólico para conhecer as dinâmicas de redesenho do Parque Dom Pedro II e as vozes dos atores que as influenciaram.

O agendamento de grupos para visita guiada pode ser realizado através do e-mail agendamento@pqdompedro.sescsp.org.br. 

Local: Área de Exposição

Foto: Divulgação

 

Artes Visuais

São Vito: Uma Escavação L

Sesc Parque Dom Pedro II ver no mapa compartilhar

02/02 a 05/05

QUA, QUI, SEX, SAB, DOM
10H
  • Grátis