Sesc SP

Esta atividade faz parte da

FestA! - Festival de Aprender 2019 - Cursos, oficinas e bate-papos sobre temas e técnicas do universo das artes visuais e as tecnologias. De 15 a 24 de março. saiba mais

Artes Visuais - Tecendo historias  a

Ronaldo Fraga é reconhecido pela capacidade criativa de propor coleções e projetos de moda que reduzem o distanciamento da produção industrial e artesanal no Brasil. A partir do tema "Tecendo histórias: a moda como instrumento de reafirmação cultural", o estilista apresenta a moda como vetor cultural. Fraga fala ainda sobre a economia criativa e explica como a literatura e a música servem como inspiração para suas coleções. O estilista conta sobre seus trabalhos com comunidades do Brasil profundo, que são recorrentes em sua trajetória.

Ronaldo Fraga é formado em moda pelo curso de estilismo da Universidade Federal  de  Minas  Gerais  (UFMG)  e  pós-graduado  pela Parsons School of Design de Nova York, além de ter realizado um curso na Central Saint Martins de Londres. É reconhecido pela imprensa brasileira como um dos principais estilistas no que se refere à moda brasileira.

Seus desfiles estabelecem um diálogo entre a cultura brasileira e o mundo contemporâneo, abordando temas do cotidiano brasileiro, bem como de sua história. Além da marca homônima, ele desenvolve projetos em diferentes regiões do Brasil. Esses projetos lhe conferiram prêmios como "Faz diferença" do jornal O Globo, "Trip Transformadores" e duas vezes pelo O Planeta Casa - prêmio da Editora Abril aos designers que aplicam práticas sustentáveis no desenvolvimento de suas peças. Suas criações já ultrapassaram os limites das passarelas para exposições, filmes e livros e foram apresentadas em diferentes países como Japão, Holanda, Espanha, Bélgica, Chile, Argentina e México.

É autor do livro "Moda, Roupa e Tempo: Drumond selecionado e ilustrado por Ronaldo Fraga" e "Caderno de Roupas, Memórias e Croquis". Ilustrou vários livros como "Mary Poppins", publicado no Brasil pela Cosac Naify, e "Uma festa de cores: memórias de um tecido brasileiro", da editora Autêntica, escrito por Anna Göbel e premiado como melhor livro infantil de 2017.

Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência.

Duração: 120 minutos.
Local: Biblioteca.

(Foto: Ana Colla)

 

Artes Visuais

Tecendo histórias: a moda como instrumento de reafirmação cultural Com Ronaldo Fraga 14

Essa atividade aconteceu em 16/03/2019 no Sesc Bom Retiro.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo