Sesc SP

Esta atividade faz parte da

De|Generadas 5: Feminismos em Pauta - Um mosaico abrangente da atual produção cultural feminista que reflete a complexa experiência de ser mulher saiba mais

001 divulgacao

Mediada por integrantes da Clínica Pública de Psicanálise

Se você, mulher, estiver passando por um momento difícil de vida ou mesmo sem saber ao certo o que está sentindo, já experimentou conversar sobre a vida com outras mulheres? Esta roda de escuta tem a mediação de integrantes da Clínica Pública de Psicanálise e a proposta da atividade é que experiências vividas cotidianamente por mulheres possam ser compartilhadas e reelaboradas, através de escuta e fala. O grupo é aberto e não exige continuidade: basta comparecer no horário de início de cada encontro. A cada vez é feito um pacto de que o que é dito no grupo permanece no grupo, de modo que cada mulher tenha liberdade de dizer o que estiver precisando dizer. 

A Clínica Pública de Psicanálise é formada por artistas e psicanalistas que defendem a importância dos cuidados com a saúde psíquica, acessível a todas e todos, e sua relação com a cultura e a ampliação dos espaços públicos. Nasceu em 2016, no canteiro aberto da Vila Itororó, em São Paulo, onde continua existindo. Foi inicialmente imaginada como uma política de reparação e de não esquecimento da violência que se deu no contexto (a retirada de moradores para a construção de um centro cultural) e também como uma das muitas experimentações do canteiro aberto, que visam a alargar a noção de cultura e o que se espera de um centro cultural.

A Clínica é "pública" em diferentes sentidos: acontece no espaço público; todas as suas atividades são gratuitas; é feita e transformada cotidianamente por seus usuários, junto aos integrantes da Clínica; e pode ser entendida como um modelo para políticas públicas, de inserção da psicanálise - não reconhecida como profissão - na Cultura (em outras palavras, esse modelo poderia funcionar em mais centros culturais, não restringindo práticas de cuidado à área da Saúde). 
 

 

Vagas limitadas. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência.

 

Sala de Múltiplo Uso III

 

(Foto: Divulgação)

 

 

Ações para a Cidadania

Roda de Escuta entre Mulheres 16

Sesc Santana ver no mapa compartilhar

03/10 a 24/10

QUI
19H30 ÀS 21H30
  • Grátis