Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Abril Indígena - Atividades em diversos formatos e linguagens que abordam a luta dos povos indígenas por seus territórios e promovem o respeito à diferença saiba mais

Acoes para a Cidadania - Alegria e Re

O riso, a alegria e a brincadeira como cura e transformação. A alegria pode ser uma arma potente e revolucionária. Nesse bate-papo o pajé e cacique Pawanã Kariri Xocó, o hotxuá Ismael Ahpract Krahô e a educadora indígena Cristine Takuá vão conversar sobre a luta e a resistência pelo território neste contexto. 

Ismael Ahpract Krahô, Hotxuá da Aldeia Manuel Alves, protagonista do documentário Hotxuá dirigido por Letícia Sabatella e Gringo Kardia. Desde então, participa de importantes festivais de circo e de palhaço, dentre eles 'Anjos do Picadeiro', no Rio de Janeiro em 2006, 'Encontro Internacional de Palhaços de Cataguases' em 2013, 'Festival na Ponta do Nariz' em Goiânia em 2016 e Laboratório de Palhaços e Palhaças em Brasília em 2018.

Pawana Kariri Xocó é cacique e pajé que coordena o Grupo Sabuká Kariri Xocó, formado por indígenas kariri xocó de Porto Real do Colégio (Alagoas). Desde 2014 o grupo vem anualmente para São Paulo promover ações de intercâmbio cultural em escolas e centros culturais da capital, de Campinas e região. O grupo participa das ações com o Povo Parrir desde 2016 e já se apresentou com torés, cantos e danças no Sesc Registro e no Sesc Jundiaí.

Cristine Takuá é professora indígena. Formada em Filosofia pela UNESP - Marília, ministra aulas de Filosofia, Sociologia, História e Geografia na EE Indígena Txeru Ba'e Kua-I, DER Santos, pertencente à Terra Indígena Ribeirão Silveira, que se localiza na divisa dos municípios de Bertioga e São Sebastião. 

Local: Área de conviência.

 

Ações para a Cidadania

Alegria e Resistência - Quando o riso celebra nossas diferenças Com Ahpract Krahô, Cristine Takuá e Pawana Kariri Xocó L

Essa atividade aconteceu em 06/04/2019 no Sesc Ipiranga.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo