Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Abril Indígena - Atividades em diversos formatos e linguagens que abordam a luta dos povos indígenas por seus territórios e promovem o respeito à diferença saiba mais

Ações para a Cidadania - Nhande

A peça narra o mito de Nhanderuvuçu, o menino trovão, nascido a partir do sonho de Tupã. Por ser muito leve e não conseguir ficar na terra, ele recebe do Criador a orientação para ir até as quatro direções sagradas, onde encontra os nandejaras, professores que o ensinam a viver na terra e, por fim, ajudar Tupã na criação de todas as coisas que existem.

No palco, a história do menino trovão ganha vida por meio da combinação da encenação e narração de história, sonoplastia e cantos indígenas executados ao vivo, teatro de sombras e projeção de vídeocenários, que dialogam durante todo o espetáculo e transmitem ao público toda a emoção da jornada de Nhanderuvuçu ao encontrar os nandejaras (uma rocha, uma palmeira, uma onça e uma serpente prateada), de forma divertida, poética, sensível e que encanta crianças e adultos.

O espetáculo teatral "Nhanderuvuçu - o menino trovão" é uma adaptação do livro "A voz do trovão", do escritor indígena Kaká Werá, que narra a criação do mundo inpirado na visão dos índios Guarani.

O espetáculo do Grupo Manuí estreou no palco do Teatro do Sesc Sorocaba em abril de 2018 na programação especial: "Povos sagrados" que reúne indígenas de diversas etnias e circulou pelos SESCs Ribeirão Preto, Jundiaí, São Carlos, CEU Casa Blanca e Festival de Teatro de Limeira. Foi selecionado para o XXI Festa do Teatro - Festival Internacional de Setúbal de 2019.
Essa adaptação comemora os 16 anos de atuação do Grupo Manuí e promove a interação entre diversas expressões artísticas O espetáculo mescla a arte ancestral de contar histórias com teatro de sombras, vídeos-cenários, arranjos musicais e sonoplastia executados ao vivo. Para tanto além da atriz Tatiana Zalla e do músico Leandro Pfeifer o grupo convidou a sombrista e diretora de arte Urga Maira e o cineasta José Sampaio.

Ficha técnica
Produção e concepção: Grupo Manuí
Direção Geral e atuação: Tatiana Zalla
Direção de arte, sombrista e silhuetas: Urga Maira
Direção musical e trilha sonora original: Leandro Pfeifer
Videocenários: José Sampaio
Ilustração e direção cênica: Cassiano Reis
Cenário e iluminação: Antônio Victorio e Melissa Branco
Figurino: Márcia Cruz
Uma adaptação do texto de: Kaká Wera

Local: Teatro (200 lugares).

Após as sessões de 24 e 25 de Abril haverá uma conversa com o autor da peça, Kaká Werá.
 

 

Ações para a Cidadania

Nhanderuvuçu, o menino trovão Com Grupo Manuí L

Essa atividade aconteceu em 28/04/2019 no Sesc Ipiranga.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo