
De acordo com a filósofa belga Isabelle Stengers, a figura conceitual do “idiota” nos faz desacelerar, abre um espaço para a hesitação diante da pressuposição de sabermos aquilo que sabemos. Stengers nos convida a pensar a igualdade não como equivalência, reciprocidade, representação, mas como garantia da presença de corpos heterogêneos. Se afastando das "boas intenções" que sustentam o desejo de um “bem comum”, nos convida a ouvir o murmúrio do idiota que diz “há algo mais importante" e nos instiga a pensar na possibilidade de partilha de um “não sabido” constituído pelo múltiplo, pelas posições divergentes de mundo que poderiam eventualmente ser articuladas.
Há gente que se levanta sobre a cabeça, outras que andam vagarosamente e sussurram “party!”, as que suspendem e cantam “life is a mistery, everyone must stand alone”, há ainda as que apontam e riem alto, as que dublam vozes e corpos alheios, as que batem, as que arqueiam, as que bailam cheek to cheek e as que prefeririam não. Bem vindos a HARM-ONY, a mais recente criação da Improvável Produções.
FICHA TÉCNICA:
Idealização e direção artística: Marcela Levi & Lucía Russo
Performance e cocriação: Ícaro Gaya, Tamires Costa e Lucas Fonseca
Colaboração no processo de criacão: Taís Almeida e Victor Oliveira
Performance: Franco Maldonado, José Urrea, Monique Ottati, Caroline Antônio, Fernando Vitor, Gabriel Villas Boas, Isis Andreatta, Luísa Coser, Manfrin Manfrin, Martim Gueller, Thais Elvira, Tomás Braune e Yasmin Berzin
Desenho de luz: Johnatan Inostroza
Som e Figurinos: Levi & Russo
Fotografia e video: Mila Ercoli e Isabel Ortíz
Residências artísticas / Apoio: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro/ Secretaria Municipal de Cultura, Consulado da Argentina no Rio de Janeiro, Espaço Cultural Sítio Canto da Sabiá, NAVE (Chile).
Coprodução: NAVE e Iberescena / Funarte
Difusão internacional: Something Great (Berlin – DE)
Produção e realização artística: Improvável Produções
Esse projeto foi contemplado pelo Fundo Iberescena / Funarte para Coprodução de criações Iberoamericanas 2018 e recebeu financiamento do Ministério da Cultura do Chile.
Local: Arte II (13º andar).
*A capacidade do espaço é limitada de acordo com a montagem de cada atividade. Ressaltamos que esta apresentação não contará com assentos/cadeiras.
**Venda limitada a quatro ingressos por pessoa.
(Foto: Isabel Ortiz)