Sesc SP

Esta atividade faz parte da

História Viva do Teatro - Reavivar a história, presenciar a tradição viva, revista, relida. saiba mais

Carnaval de Náussa PORTAL

No encontro da Banda Mutrib com o grupo Zorbás, será apresentado o folclore de diversas áreas do Norte Central da Grécia e o Carnaval de rua da cidade de Náussa, grande festa popular tradicional, conhecido como o Carnaval dos "Ghenítsari" ou "Búles". A festividade tem raízes nas festas dionisíacas da antiguidade, mas também na independência grega de 1821.
O nome Búles ou Ghenítsari é como se autodenomina o grupo de jovens mascarados que participam da procissão. Hoje em dia esse costume incorpora elementos da tradição oral, mitos, canções e lutas históricas da cidade de Náussa.
Buscando a trajetória deste costume no tempo, percebemos uma relação de continuidade com as cerimônias dionisíacas que eram realizadas na Grécia Antiga para a recepção da primavera e cujo personagem mais valioso era o Deus Dioniso. Eram procissões festivas em que se pedia a fertilidade da terra e riqueza.

O Mutrib é uma "gipsy band" voltada para o repertório dos Bálcãs e do Mediterrâneo Oriental. Concebendo a cultura mediterrânea do oriente como um grande eixo da cultura mundial, interligando Ocidente e Oriente desde a Antiguidade, o Mutrib apresenta os sons multiculturais de um caldeirão musical de grande efervescência. Integrantes: Gabriel Levy (Acordeom), Beto Angerosa (Derbak), Eliezer Tristão (Tuba e Souzafone), Eder Rocha (Davul), Luis Cabrera (Saxofone), Domingos Duclos (clarinete), (Riq e Bendir) e convidada especial: Vesna Bankovic (cantora). 

O Grupo Zorbás de danças gregas há 15 anos apresenta danças tradicionais e populares, promove aulas abertas e oficinas. Faz pesquisa de trajes e costumes de cada região ou vilarejo para incluir em seus trabalhos. Já se apresentou em diversos festivais de dança, promove a “Aula aberta na Paulista”, Noites Gregas e os Bailões no Centro de Estudos Helênicos Areté. As danças traduzem as mais diversas tradições dos inúmeros vilarejos da Grécia, retratam a vida no campo e nas cidades, podendo ser divididas em danças tradicionais e urbanas, de continente ou de ilha ou ainda por regiões. As transformações sofridas por algumas danças e o surgimento de outras estão ligadas ao intercâmbio com outras culturas e a eventos específicos da história dos gregos. Assim, a dança é uma das melhores expressões desse povo, seja na alegria ou tristeza. O grupo inclui todos estes elementos em suas apresentações, convidando o espectador a uma participação ativa, vivenciando a história e a cultura através da música e da dança.  Coordenação: Paulo e Selma Sertek.

Duração: 60 minutos.
Local: Praça de Convivência.

Teatro

Carnaval de Náussa um encontro entre Zorbás e Mutrib L

Essa atividade aconteceu em 01/06/2019 no Sesc Bom Retiro.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo