Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Tecnologias e Artes em Rede - Tecnologias Livres - Ação em rede, ao longo do mês de junho, com atividades ligadas à liberdade de uso e apropriação em tecnologias e artes. saiba mais

06.2019 - Tecnologias e Artes - Projeto

Apresentação e experimentação de projetos criados e desenvolvidos pelo coletivo Hardware Livre USP, mostrando algumas possibilidades de aplicação de programação e hardware livre para o aprendizado com novas tecnologias e aplicações científicas e cotidianas. Serão apresentados os seguintes projetos:

MicroCentrifuga DIY: Uma microcentrífuga de laboratório completamente funcional, feita utilizando-se de métodos de fabricação digitais (tais como Impressão 3D e corte laser), tem como cerne de sua eletrônica um Arduino. Projeto completamente aberto e de baixo custo e atualmente usado em diversos laboratórios da USP.

Jogo Genius: Projeto baseado em Arduino, prototipado com impressão 3D. É um projeto para quem esta iniciando na área da eletrônica por sua simplicidade, porém com foco nas potencialidades para personalização do jogo.

Computador Z80: Um computador didático básico implementado de forma discreta em uma protoboard, onde visualmente pode-se localizar cada um de seus componentes assim como identificar os fios que representam individualmente cada barramento binário.

Sintetizador: Um sintetizador baseado em ondas quadradas geradas por um Arduino, o qual mostra as possibilidades de se produzir efeitos sonoros relativamente complexos com um microcontrolador simples como o atmega328.

Theremin Analógico: Um modelo de theremim (um instrumento musical, um dos predecessores da música eletrônica moderna), implementado usando apenas elementos de eletrônica analógica (transistores, resistores, capacitores, indutores, etc) que explica e demonstra na prática alguns conceitos de radiofrequência.

Carro autônomo com raspberry Pi: Um protótipo de miniatura de carro autônomo que utiliza conceitos de visão computacional para se locomover. Onde pode-se entender de forma didática seu funcionamento.

Microscópio DIY: Um microscópio com um aumento de aproximadamente 400x, com ajuste de foco eletrônico e fabricado utilizando ferramentas de fabricação digitais e de baixo custo.

Besourino: Robô de ensino de lógica de programação para crianças, desenvolvido com hardware e software aberto.

O Hardware Livre USP é uma iniciativa de alunos da Universidade de São Paulo, que consiste em um grupo aberto para qualquer pessoa que queira participar e aprender sobre hardware, software, prototipagem rápida e cultura maker, expandindo para fora dos portões da universidade o conhecimento dessas áreas.

Atividade sem retirada de ingressos.

(Foto: Acervo Hardware Livre USP)

Tecnologias e Artes

Projetos com Hardware Livre Com o Coletivo Hardware Livre USP L

Essa atividade aconteceu de 01/06/2019 a 09/06/2019
no Sesc Avenida Paulista.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo