Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Tecnologias e Artes em Rede - Tecnologias Livres - Ação em rede, ao longo do mês de junho, com atividades ligadas à liberdade de uso e apropriação em tecnologias e artes. saiba mais

Adereço Anti vigilancia

Muitas coisas colocam em risco a nossa privacidade, desde programas espiões, que podem estar instalados em nosso computador e ligar nossa câmera e microfone, até a coleta massiva de dados realizada por empresas como Google e Facebook. Preservar a sua privacidade é um direito e navegar de forma anônima não é nada fácil no mundo do “big data” e da vigilância em massa. A segurança digital é uma cultura e depende muito mais da mudança de hábitos do que da instalação de um único programa.
Nessa oficina, ensinaremos sobre o Tails, um “canivete suíço” de ferramentas para garantir nosso anonimato na internet e na criação de documentos digitais. Tails é um sistema Linux que tem como objetivo preservar sua privacidade e garantir o anonimato. Ele ajuda a navegar na internet de forma anônima e sem deixar rastros. Baseado no Debian, é caracterizado como um sistema “live”, pois pode ser carregado através de um pendrive. Além disso, ele vem com diversas aplicações pré-configuradas que focam a sua segurança.
Faremos também a criação de um acessório prático e bonito, um chaveiro com feltro para guardar o seu Tails. A proposta é que o aluno saia da oficina não só com o pendrive mas também com uma forma prática e discreta de levá-lo consigo e assim incorporar essa boa prática de privacidade a seu dia a dia.

Carla Jancz é consultora de Segurança da informação, trabalha com segurança digital para o terceiro setor e com treinamento em tecnologia livres, cultura maker redes autônomas, difusão de cultura hacker e criptografia. Voluntária na MariaLab, coletiva hacker feminista que promove ações de tecnologia para mulheres e pessoas trans e na Actantes, organização que promove ensino de criptografia e ações diretas pela liberdade na rede.
Thaís Jussim é figurinista, aderecista, maquiadora profissional e cosplayer frequentemente requisitada como convidada, palestrante e juíza de concursos em eventos por todo o Brasil e também no exterior. Trabalha principalmente para o mercado de live marketing e eventos. Tem muita experiência na criação e confecção de objetos e figurinos para caracterizações e produções audiovisuais.

Oficina gratuita, com inscrição no Atendimento das Oficinas a partir do dia 11/06.

Classificação indicativa: 16 anos

(Foto: Divulgação)

Tecnologias e Artes

Adereço antivigilância: Pendrive com TAILS Com Carla Jancz e Thais Jussim 16

Essa atividade aconteceu de 15/06/2019 a 16/06/2019
no Sesc Pompeia.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo