Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Ounje- Alimento dos Orixás - Uma imersão artística na culinária e na cultura das religiões afro-brasileiras. saiba mais

ounje

Debate sobre o crescente processo de intolerância religiosa contra as religiões afro-brasileiras que tem ocasionado a destruição e o vilipêndio de símbolos religiosos em espaços privados e públicos e casos de agressões físicas contra adeptos. A intolerância também se manifesta contra outras manifestações culturais que mesmo não tendo um caráter estritamente sagrado acabam sendo vistas como resultantes de uma cosmologia afro-brasileira. As reações jurídicas e os movimentos de combate a este processo de intolerância também serão enfatizados como uma necessidade de se construir uma convivência democrática com respeito à diversidade cultural.


Adriana Aragão é Bacharel em Musicoterapia pela Faculdade Paulista de Artes e especialista em Ciências da Religião pela PUC São Paulo. Percussionista, vocalista, compositora, arranjadora e conhecedora da religiosidade e cultura do Candomblé. É uma das fundadoras a banda Feminina de Percussão do Bloco Afro Ilú Obá de Min.

Hédio Silva Junior é doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Advogado dos consulados de Angola em São Paulo e no Rio de Janeiro e assessor científico FAPESP. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: liberdade de crença, direito internacional, ações afirmativas, racismo, educação igualitária.
Formada em Serviço Social pela PUC e coordenadora da ONG Lar Maria e Sininha, com 20 anos de experiência na garantia de direitos da criança e do adolescente. Iyalorisa do Ilê Oba Ase Ogodo e coordenadora da comissão Ijaxé - Força e Luta dos Povos de Terreiro.

Iyalorisa Luciana Bispo é Formada em Serviço Social pela PUC e coordenadora da ONG Lar Maria e Sininha, com 20 anos de experiência na garantia de direitos da criança e do adolescente. Iyalorisa do Ilê Oba Ase Ogodo e coordenadora da comissão Ijaxé - Força e Luta dos Povos de Terreiro.

Vagner Gonçalvez da Silva é Professor do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo, e pós doutor pela City University of New York. Desenvolve pesquisas na área das populações afro-brasileiras, enfocando temas como religiosidade, relações entre religião e cultura brasileira, artes afro-brasileiras e representação etnográfica. É coordenador do CERNe - Centro de Estudos de Religiosidades Contemporâneas e das Culturas Negras.

Local: Galpão

 

Ações para a Cidadania

Religiões Afro-brasileiras e intolerância religiosa Com Iyalorisa Luciana Bispo, Vagner Gonçalvez da Silva, Hédio Silva Jr. e Adriana Aragão L

Essa atividade aconteceu em 31/07/2019 no Sesc Ipiranga.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo