Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Clube de Leitura - Série de encontros mensais em que os leitores se reúnem para conversar sobre livros sugeridos pelos participantes, em parceria com o Sesc. saiba mais

a liga extraordinaria ft. Asaphoto Studio

Em 2019, o Clube de Leitura possibilita a discussão sobre livros da Literatura Fantástica. Esse ciclo de encontros, conversaremos sobre a história em quadrinhos, A Liga Extraordinária.

Neste clube de leitura dedicado a Histórias em Quadrinhos e à estética steampunk, será abordará uma das obras mais importantes do gênero. O primeiro volume de "A Liga Extraordinária" foi publicado em 1999 nos EUA pelo selo ABC Comics e recebeu quatro edições no Brasil. Neste clube de leitura, mediado por Enéias Tavares, professor na UFSM e criador de duas séries steampunk nacionais - "Brasiliana Steampunk" e "Guanabara Real", além dos quadrinhos e série audiovisual "A Todo Vapor!" -, temas como estética retrofuturista, linguagem dos quadrinhos, releitura de clássicos literários e adaptação para outras mídias serão abordados em quatro encontros que debaterão cada um dos seis capítulos da obra original. Em encontros dinâmicos e descontraídos, cada participante será incentivado a expor suas impressões da obra, incentivando assim o diálogo e a interação entre os presentes e entre esses e o mediador. 


Enéias Tavares é professor de Literatura Clássica na Universidade Federal de Santa Maria, onde orienta trabalhos de pós-graduação sobre os livros iluminados de William Blake e literatura fantástica e ministra a disciplina Escrita de Ficção. Em 2014, foi o vencedor do concurso Fantasy!, da editora LeYa, entre mais de 1400 participantes. Pela LeYa Brasil publicou "A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison", primeiro volume de Brasiliana Steampunk, e pela editora Avec publicou "Guanabara Real - A Alcova da Morte". Junto de Bruno Matangrano é também o responsável pela exposição e pelo livro "Fantástico Brasileiro" (Arte & Letra, 2018), projeto que compreende uma história da literatura fantástica brasileira desde o século XIX até a contemporaneidade. Brasiliana Steampunk enquanto série transmídia já ganhou card game, audiolivro, suplemento escolar e estão em produção uma história em quadrinhos e uma websérie. Além deste trabalho, Tavares pesquisa storytelling transmídia e ministra workshops sobre escrita criativa e gerenciamento de projetos culturais, além de assinar a coluna sobre escrita criativa Bestiário Criativo no portal CosmoNerd. Para mais informações sobre seus livros, projetos e cursos, acesse www.eneiastavares.com.br.

Local: Biblioteca

[Foto: Asaphoto Studio]

Literatura

Clube de Leitura: A Liga Extraordinária com Enéias Tavares L

Essa atividade aconteceu de 16/07/2019 a 19/07/2019
no Sesc Belenzinho.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo