Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Nas Férias 2019 - Nas férias aproveitamos para curtir e viver novas experiências com a família ou com amigos, então venha brincar e se divertir com a gente! saiba mais

criacoes-artis

Durante o mês de julho iremos abordar os 5 sentidos (audição, olfato, paladar, tato e visão) em experimentações e criações artísticas a partir de materiais e estímulos diversos. Para cada semana um aprofundamento em um dos sentidos em 4 oficinas diferenciadas, integrando as artes visuais, a dança, a música e o teatro por meio de visualidades, corporalidades, musicalidades e teatralidades presentes nos corpos, materialidades e cotidianos.

1ª Semana: Audição
Perceber, sentir e jogar musicalmente com as sonoridades e ritmos dos próprios corpos, com transposições lúdicas.
Auscultar, escutar e provocar ruídos e sons de diferentes maneiras (percutindo, friccionando, murmurando, vocalizando, falando, cantando...), de modo a perceber e a apropriar-se da materialidade sonora que habita o corpo de cada um.Jogos entre som e silêncio: Quando um som começa? Quando ele termina? Que ideias nos traz o silêncio? Que diferentes sentidos ele (o silêncio) pode ter? Como esses dois materiais podem ser usados nas composições musicais? Que tal soltar a imaginação, compor e escrever, cada um à sua maneira, sua própria composição musical?Máquinas sonoras: Escutar sons, escolher aqueles que podem se relacionar e se articular em novas estruturas. Esse pode ser um divertido jogo para trabalhar o sentido da audição, de forma a realizar composições concretas que tratem, de forma lúdica, de questões estéticas. Espaço, organização, desorganização, construção, desconstrução, reconstrução, ressignificação... Como entrar, percorrer, sair ou permanecer nas estruturas criadas e transformadas? Como criar nossos próprios mundos sonoros?  

2ª Semana: Olfato
O que este cheiro me desperta? Criação de movimentos, sonoridades e espacialidades a partir das sensações do olfato.
Experimentação e criação de cheiros com essências naturais. Que nomes e disparadores esses cheiros provocam?
Quais cheiros eu sinto? Classificação d cheiros para criações lúdicos-poéticas-sensoriais.
Qual a poesia do cheiro? O cheiro como estímulo para registros e criações.

3ª Semana: Paladar
Qual o gosto da cor? Criar diferentes sabores (sucos ou sopas naturais) que servirão de estímulo para criação de cores e pinturas.
Quais imagens e sensações o gosto me suscita? Que gosto tem uma memória? Como é possível expressar o gosto? Como criar sabores? Nesta oficina os participantes irão extrair as cores de diferentes alimentos na criação de pigmentos saborosos.
Como percebemos gostos tão diferentes? Numa experimentação lúdica sensorial, serão estimulados a sentir gostos em meio à poesia.
Quais gostos percebo no mundo? Classificação de gostos para criações lúdico-poéticas-sensoriais.

4ª Semana: Tato
Objetos do cotidiano, bem como instrumentos musicais convencionais, constituem-se em fontes inusitadas para a percepção das vibrações sonoras e para a criação sonoro-musical. Ver o som de alguma forma e sentir a vibração pelo tato serão procedimentos lúdicos e sensoriais.
O corpo: sentir a estrutura óssea, a textura e temperatura da pele e os líquidos internos do corpo para criar movimentos dançados a partir dessas sensações, explorando diferentes materiais e modos de registro.
Olhos vendados: perceber o corpo e o espaço de olhos vendados e  irão criar esculturas de argila a partir do tato, sem a visão.
Estímulos táteis para manipular e combinar objetos em construções tridimensionais e a e a improvisar sons e histórias.

5ª Semana: Visão
Laboratório de ampliação de imagens.  Investigar e buscar nas imagens, no espaço e no corpo os pequenos e singelos detalhes para serem explorados em criações artísticas.  Mapeamento de buracos, frestas, vãos e cores do espaço... , relacionando o micro e macro na ampliação do olhar, do que vejo e para além daquilo que meu olho enxerga. Criação de objetos disparadores lúdicos.
Olhar para o céu. O que vejo no céu? O que o céu significa para mim? O que está no céu? O que está além?

O grupo Laborin - Laboratório de Lugares Inventados nasceu do encontro entre artistas-educadores da EMIA - Escola Municipal de Iniciação Artística - e das Fábricas de Cultura de São Paulo, que vêm desenvolvendo investigações lúdico-criativas com crianças de modo relacional, explorando aspectos da subjetividade e do hibridismo entre as artes visuais, a dança, a música e o teatro na contemporaneidade.

Local: Tecnologias e Artes (4º andar)

(Ilustração: Guilherme Lira)

 

Ações para a Cidadania

Experimentações e Criações Artísticas com os Sentidos Com Laborin - Laboratório de Lugares Inventados L

Essa atividade aconteceu de 14/07/2019 a 28/07/2019
no Sesc Avenida Paulista.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo