Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Ounje- Alimento dos Orixás - Uma imersão artística na culinária e na cultura das religiões afro-brasileiras. saiba mais

ounje

Bel Coelho convida cozinheiras de terreiro e filhos de santo para atividades que envolvem o preparo de uma comida de terreiro e conversas sobre suas narrativas relacionadas aos Orixás.

José Carmo é iniciado no candomblé tradicional baiano de nação Ketu. É formado em Biblioteconomia e Pedagogia pela UFSCar, é mestre em estudos Ibéricos pela KU Leuven na Bélgica. Atualmente trabalha em pesquisa sobre ingredientes e modos de preparo da cozinha sertaneja baiana juntamente com sua esposa Ieda de Matos.

Ieda de Matos profissionalizou-se em curso superior de gastronomia, fez estágios no Brasil, Bélgica e Londres. É proprietária do restaurante Casa de Ieda, voltado à culinária Chapada Diamantina. Aprendeu sobre comida de santo em Salvador quando morou por um tempo em num terreiro.

Nega Duda foi influenciada pelos ensinamentos de sua mãe e sua vó e vem, desde sua infância em São Francisco do Conde, cidade pertencente ao Recôncavo Baiano, vivenciando e absorvendo a cultura local, que traz dentre suas ricas manifestações culturais e religiosas, a Roda de Samba, o Candomblé e a culinária ancestral da tradição Angola.

Bel Coelho é chef do Clandestino e apresentadora do Receita de Viagem. Formada pelo Culinary Institute of America, trabalhou com grandes chefs em alguns dos mais importantes restaurantes do mundo, como o El Celler de Can Roca e DOM de Alex Atala, adquirindo experiência e um repertório rico em técnicas clássicas e de vanguarda. Em seu restaurante, aberto somente uma semana ao mês, Bel serve menus degustação criados a partir de pesquisas sobre produtos nativos e cultura brasileira.
A chef tem um importante estudo sobre os Orixás, deuses do Candomblé, religião afro-brasileira que influenciou e enriqueceu enormemente a cultura gastronômica brasileira, especialmente a baiana.

Local: Galpão

Para saber mais sobre a mostra Ounje - Alimento dos Orixás leia matéria na EOnline. 
 

Alimentação

Narrativas das Comidas de Terreiro: Tudo o que se come pra Exu Com José Carmo, Ieda de Matos, Nega Duda e Bel Coelho L

Essa atividade aconteceu em 18/07/2019 no Sesc Ipiranga.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo