Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Ounje- Alimento dos Orixás - Uma imersão artística na culinária e na cultura das religiões afro-brasileiras. saiba mais

ounje

Bel Coelho convida cozinheiras de terreiro e filhos de santo para atividades que envolvem o preparo de uma comida de terreiro e conversas sobre suas narrativas relacionadas aos Orixás.

Dona Cici - Nancy de Souza e Silva, Vovó Cici, carioca, radicada há muitos anos na Bahia, encantou-se ao longo de sua vida no contexto da religião do candomblé com histórias afro-brasileiras. Assim, ela virou contadora de histórias no Espaço Cultural Pierre Verger. Hoje todas as pessoas se encantam com seu dom de contar histórias que falam de orixás, pessoas, plantas e bichos.

Marlene Jesus da Costa, soteropolitana, desde jovem foi despertada pelos ensinamentos de sua avó para conhecer os segredos de plantas, muitas vezes ingredientes de receitas antigas. Aos poucos, especializou-se em culinária afro-brasileira e na invenção de novos pratos que ela cria com suas turmas da Oficina de Culinária Criativa no Espaço Cultural Pierre Verger.

Adriana Freires Aragão é bacharel em Musicoterapia pela Faculdade Paulista de Artes e Especializada em Ciências da Religião pela PUC São Paulo. Percussionista, vocalista, compositora, arranjadora e conhecedora da religiosidade e cultura do Candomblé.
É uma das fundadoras a banda feminina de Percussão do Bloco Afro Ilú Obá de Min logo. Atualmente ministra oficinas e cursos de ritmos e dança dos orixás, além de atuar como percussionista no espetáculo infantil Jorge Menino da CIA São Jorge de Variedades.

Bia Rodrigues: Dançarina, articulador social e costureira tradicional. Suas primeiras iniciativas de dança foram traçadas no grupo Espírito de Zumbi, grupo enraizado na Zona Sul de São Paulo, percursor da Casa de Cultura do M'Boi Mirim com mais de 25 anos de trajetória. Atua como dançarina do grupo Samba de Jorge.

Bel Coelho é chef do Clandestino e apresentadora do Receita de Viagem. Formada pelo Culinary Institute of America, trabalhou com grandes chefs em alguns dos mais importantes restaurantes do mundo, como o El Celler de Can Roca e DOM de Alex Atala, adquirindo experiência e um repertório rico em técnicas clássicas e de vanguarda. Em seu restaurante, aberto somente uma semana ao mês, Bel serve menus degustação criados a partir de pesquisas sobre produtos nativos e cultura brasileira. A chef tem um importante estudo sobre os Orixás, deuses do Candomblé, religião afro-brasileira que influenciou e enriqueceu enormemente a cultura gastronômica brasileira, especialmente a baiana.

Local: Galpão

Venda limitada a 2 ingressos por pessoa.

Para saber mais sobre a mostra Ounje - Alimento dos Orixás leia matéria na EOnline. 

Alimentação

Narrativas das Comidas de Terreiro: Comidas e a Bola de Fogo de Iansã Com Dona Cici, Marlene Jesus da Costa, Adriana Aragão, Bia Rodrigues e Bel Coelho 16

Essa atividade aconteceu em 25/07/2019 no Sesc Ipiranga.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo