Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Ounje- Alimento dos Orixás - Uma imersão artística na culinária e na cultura das religiões afro-brasileiras. saiba mais

ounje

Bel Coelho convida cozinheiras de terreiro e filhos de santo para atividades que envolvem o preparo de uma comida de terreiro e conversas sobre suas narrativas relacionadas aos Orixás.

Mãe Gê - Iyàlóri¿á Genilce d’Ògún. Genilce dos Santos é uma mulher negra que se criou na cidade de São Paulo, das mais diversas profissões que exerceu durante a vida, passou 20 anos trabalhando como auxiliar de farmácia no Hospital das Clínicas, e em paralelo formou-se em pedagogia.  Sua vida religiosa teve início na umbanda, passou também alguns anos num terreiro de candomblé Angola, mas a 40 anos teve sua iniciação no Àse´ Àláketù Ilè Ògún, onde trilhou sua jornada como Yawo, Egbomi e a mais de 20 anos Iyàlóri¿á Genilce d’Ògún é dirigente da Organização Religiosa Beneficente e Cultural Àse´ Àláketù Ilè Ògún Àladà Mèjí.

Mãe Sandra de Xadantã - Nochê Sandra de Boço Xadantã.  Em 2009 realizou o projeto de ponto de cultura para a casa e fundou a Associação, logo após ganhou o Projeto Tuxauá em reconhecimento pelo trabalho do ponto de cultura.É conselheira dos diretos da mulher pela cidade de Diadema é secretaria e conselheira religiosa pelo tambor de Mina na FUCABRAD (Federação de Culto Afro Brasileiro de Diadema).

Bel Coelho é chef do Clandestino e apresentadora do Receita de Viagem. Formada pelo Culinary Institute of America, trabalhou com grandes chefs em alguns dos mais importantes restaurantes do mundo, como o El Celler de Can Roca e DOM de Alex Atala, adquirindo experiência e um repertório rico em técnicas clássicas e de vanguarda. Em seu restaurante, aberto somente uma semana ao mês, Bel serve menus degustação criados a partir de pesquisas sobre produtos nativos e cultura brasileira.
A chef tem um importante estudo sobre os Orixás, deuses do Candomblé, religião afro-brasileira que influenciou e enriqueceu enormemente a cultura gastronômica brasileira, especialmente a baiana.

Local: Galpão

 

Alimentação

Narrativas das Comidas de Terreiro: A fartura de Oxóssi Com Mãe Gê, Mãe Sandra Xadantã e Bel Coelho 16

Essa atividade aconteceu em 04/07/2019 no Sesc Ipiranga.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo