Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Ciclo Educar Hoje - A Importância da Escuta - A escuta direciona nosso olhar, promove e viabiliza encontros com o outro por meio do diálogo e permite que estejamos acompanhados no mundo. saiba mais

1a663296831e

O ciclo Educar Hoje é uma ação do Programa Curumim e propõe a reflexão para uma educação centrada no ser e em sua multidimensionalidade.
Esse ano, traz como tema - a Importância da Escuta e sugere a ideia de que ao garantir o espaço de Fala se requer, necessariamente, mirar também para a outra ponta - a Escuta. A escuta direciona nosso olhar, promove e viabiliza bons encontros com o outro por meio do diálogo. O escutar pressupõe vontade, determinação, um direcionamento intencional e ativo. Ato que permite que estejamos no mundo não solitariamente, mas acompanhados.
O Ciclo Educar teve seu início durante as comemorações dos 30 anos do Curumim, em 2017. Nesta terceira edição em 2019, será realizado de 21 de agosto a 23 de outubro em 30 unidades do Sesc São Paulo.

Bel Santos Mayer Educadora social. desde 1988 atua em organizações não governamentais e facilita processos de criação de Bibliotecas Comunitárias gerenciadas por jovens. É empreendedora social da Ashoka. Coordena o Programa de Direitos Humanos do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário - IBEAC. É membro do grupo gestor da Rede LiteraSampa/RNBC, e mestranda do Programa de Pós-graduação em Lazer e Turismo (PPTur/EACH/USP).

Carlos Rodrigues Bandão
Formei-me em psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tornei-me um antropólogo, através de um mestrado da Universidade de Brasília. Fiz o meu doutorado em ciências sociais na Universidade de São Paulo. Sou professor de antropologia na Universidade Estadual de Campinas. Lecionei, entre a antropologia e a educação, em pouco mais de 10 universidades do Brasil e do exterior. Meus livros e outros escritos podem ser encontrados em: www.apartilhadavida.com.br

Miguel Arroyo É formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (1970) e doutor em Educação pela Stanford University nos Estados Unidos (1976), é professor Titular Emérito na Faculdade de Educação da UFMG. Possui Pós-Doutorado pela Universidade Complutense de Madrid (1991). Atualmente acompanha propostas educativas em várias redes estaduais e municipais do país. Suas ideias estão relacionadas à educação popular, cultura escolar, gestão escolar, educação básica e currículo.

Severino Antonio Doutor em Educação pela UNICAMP. Professor no Ensino Superior. Autor de livros de ensaios, poemas, histórias. Conselheiro do Instituto ALANA, no projeto "Prioridade Absoluta: a criança em primeiro lugar". Conselheiro do Instituto Rubem Alves. Um dos especialistas do filme documentário e da série "O Começo da Vida". Participou da Brazil Conference at Harvard & MIT (EUA), como orador principal na mesa dedicada ao tema "O Futuro da Educação no Brasil".

Claudia Simone Ferreira Lucena
Psicóloga escolar da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos. Tem uma trajetória de 20 anos na educação pública atuando na formação de educadores/as e desenvolvendo um trabalho junto às famílias dos/as educandos/as. Integrou a equipe técnica do segmento de Diversidade e Inclusão Educacional e coordenou as Políticas Educacionais para as Relações Étnico Raciais e de Gênero.

Ações para a Cidadania

Ciclo Educar Hoje: A importância da escuta Com Severino Antonio, Bel dos Santos Mayer, Miguel Arroyo, Carlos Rodrigues Brandão e Claudia Simone L

Essa atividade aconteceu em 21/08/2019 no Sesc Guarulhos.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo