Sesc SP

futebol lgbt

Com o objetivo de celebrar e promover a importância da população LGBT+ no esporte brasileiro, a Copa da Diversidade recebe inscrições de equipes para torneios de Futebol Society e Vôlei. Atletas Gays, lésbicas, bissexuais, travestis, trans e não-binários profissionais e amadores estão convidados a inscrever seus times. 

Em paralelo aos jogos, os Encontros Temáticos da Copa da Diversidade recebem artistas, ativistas e outras personalidades que vão debater a importância da comunidade LGBT+ para a quebra de estereótipos de masculinidade e de outros padrões discriminatórios. Os encontros temáticos serão conduzidos pelo historiador e Mestre pelo Programa Interdisciplinar Mudança Social e Política da Universidade de São Paulo(USP), Maurício Rodrigues Pinto, autor da dissertação "Pelo direito de torcer: movimentos e coletivos de torcedores contrários ao machismo e à homofobia no futebol". 

Programação dos Encontros Temáticos: 

05/09, às 20h - "Os times LGBT dando close certo no futebol". 

Um diálogo sobre as conquistas e os desafios de jogadores de futebol LGBT+, do mundo do futebol amador ao profissional.  

Convidados: Raphael Henrique e Nayara Perone

Rafael Henrique - Orientador Socioeducativo e fundador do primeiro time de homens trans do Brasil, o Meninos Bons de Bola.

Nayara Perone - Idealizadora do Projeto Joga Miga, portal de conteúdo sobre futebol feminino e que organiza treinos e campeonatos para mulheres, incluindo lésbicas, bissexuais e trans. 

12/09, às 20h - "As torcidas Gays".

Apresenta algumas das principais iniciativas de torcidas organizadas LGBT+ e sua luta como movimentos de combate à intolerância nos estádios. 

Convidado: Willian de Lucca, jornalista, ganhou visibilidade ao denunciar, em suas redes sociais, a homofobia presente nos cânticos da torcida do seu time de coração, o Palmeiras. É co-fundador do coletivo "Palmeiras Livre", dedicado à defesa dos direitos dos torcedores LGBT do time.

19/09, às 20h - "Os movimentos de torcedores anti-LGBTfobia".

O resgate da história da luta contra o machismo e a lgbtfobia por movimentos organizados de torcedores, presentes em momentos decisivos da História do Futebol brasileiro.  

Convidados: Guilherme Agostini e Carlos Guilherme Vogel

Guilherme Agostini - Cineasta e diretor do curta-metragem “Jogo Truncado” ,  filme que aborda a luta de torcidas organizadas contra a homofobia e o sexismo nos estádios. 

Carlos Guilherme Vogel - Diretor de Soccer Boys, curta-metragem que conta a história do Bees Cats, time de futebol gay do Rio de Janeiro (RJ).

Esporte e Atividade Física

Copa da Diversidade L

Sesc Pompeia ver no mapa compartilhar

05/09 a 19/09

QUI
20H ÀS 21H30
  • Grátis

05/09 a 19/09

QUI
20H ÀS 21H30
  • Grátis