Duração: 720 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Sala do Curumim - 9º andar
Independente do pertencimento étnico-racial, o combate ao racismo é um dever de todas(os). Para a população negra e indígena, o objetivo é o bem viver, o orgulho de sua história e ancestralidade. E cada vez mais o letramento racial é pauta para a desconstrução de mitos tão arraigados em nossa história.
O Coletivo Malungo, pensando na combinação da educação e cultura como uma das formas de enfrentamento a atos discriminatórios, propõe nesse terceiro módulo a apresentação de práticas no ambiente escolar e materiais que estimulem o enfrentamento ao racismo nos espaços educativos, de modo a refletir nos demais espaços sociais e de convivência.
Programa:
– Combate aos discursos intolerantes na escola, com Lilian Souza (Coletivo Malungo);
– Educação para as relações étnico-raciais na Educação Infantil, com Solange Miranda;
– Educação para as relações étnico-raciais na Gestão Escolar, com Daniel Oliveira e Mariana Laiola;
– Umbigada em sala de aula: letramento racial a partir da cultura ancestral africana, com Lorena Faria.
Coletivo Malungo desde 2013 concentra-se em produzir materiais que discutam a implementação da lei 10.639/2003, além de propor formações/provocações e a difusão de atividades que pense a implementação de uma pedagogia antirracista nas escolas, organizações sociais, movimentos e em espaços educativos formais e informais.
Datas: 27/05, 03/06, 17/06 e 24/06 – sábados, das 14h às 17h
OBS: não é necessário ter feito os módulos anteriores para participar desse.
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.