Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Ciclo Educar Hoje - A Importância da Escuta - A escuta direciona nosso olhar, promove e viabiliza encontros com o outro por meio do diálogo e permite que estejamos acompanhados no mundo. saiba mais

80

O ciclo Educar Hoje é uma ação do Programa Curumim e propõe a reflexão para uma educação centrada no ser e em sua multidimensionalidade. Esse ano, traz como tema a Importância da Escuta e sugere a ideia de que ao garantir o espaço de Fala se requer, necessariamente, mirar também para a outra ponta - a Escuta. A escuta direciona nosso olhar, promove e viabiliza bons encontros com o outro por meio do diálogo. O escutar pressupõe vontade, determinação, um direcionamento intencional e ativo. Ato que permite que estejamos no mundo não solitariamente, mas acompanhados.

O Ciclo Educar teve seu início durante as comemorações dos 30 anos do Curumim, em 2017. Nesta terceira edição em 2019, será realizado de 21 de agosto a 23 de outubro em 30 unidades do Sesc São Paulo.

Adriana Friedmann é doutora em Antropologia, Mestre em Educação e Pedagoga. Especialista, docente, palestrante, pesquisadora e consultora nacional e internacional de ONG's, fundações, secretarias, escolas, nas temáticas da infância, pesquisas com crianças e linguagens expressivas. Criadora e coordenadora do NEPSID e do Mapa da Infância Brasileira. Coordenadora do curso de Pós-Graduação "A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias". Autora de livros e artigos na área.

Moacir Gadotti é filósofo e pedagogo, doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra, Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, foi professor de História e Filosofia da Educação na Universidade Estadual de Campinas e nas Universidades Católicas de São Paulo e de Campinas. Atualmente é professor aposentado pela Universidade de São Paulo e Presidente de Honra do Instituto Paulo Freire. Entre seus livros, traduzidos em diversas línguas, destacam-se: História das ideias pedagógicas (1993), Pedagogia da Práxis (1995) Paulo Freire: uma biobibliografia (1996), Pedagogia da Terra (2001), Boniteza de um sonho (2011), A escola dos meus sonhos (2019). 

Bel dos Santos Mayer é educadora social, coordenadora do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC), co-gestora da Rede LiteraSampa, formadora de jovens mediadores de leitura. Licenciada em Ciências/Matemática (USJT) e Bacharel em Turismo (UAM). Possui especialização em Pedagogia Social e é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Turismo (EACH/USP), onde pesquisa sobre a contribuição das bibliotecas comunitárias para o estudo das mobilidades.

Denise Carreira é educadora popular, mestre e doutora em educação pela Universidade de São Paulo. Feminista antirracista e ativista de direitos humanos há mais de trinta anos, trabalha pela promoção da igualdade de gênero e raça nas escolas e nas redes educacionais do país. Atualmente é membro da coordenação executiva da organização Ação Educativa e coordena a campanha Direitos Valem Mais, uma mobilização nacional pela revogação da Emenda Constitucional 95 (dez/2016), que cortou os recursos da educação pública e de outras políticas sociais.

Luciana Rugene do Carmo é bacharel e licenciada em Filosofia pela USP, leciona no Ensino Médio da rede estadual de educação do Estado de São Paulo. É Educadora em atividades infanto-juvenis no Sesc 24 de Maio, onde atua no programa Juventudes.

Local: Teatro

Ações para a Cidadania

Ciclo Educar Hoje Com Adriana Friedmann, Moacir Gadotti, Bel dos Santos Mayer e Denise Carreira. Mediação de Luciana R L

Essa atividade aconteceu em 24/09/2019 no Sesc 24 de Maio.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo