Além do viés hegemônico muito presente na produção artística, quais outras perspectivas temos em arte e tecnologia hoje? Essa é uma pergunta fundamental para pensarmos esses campos na atualidade. Baseada nessa e em outras inquietações, esse curso propõe o debate e a reflexão por uma perspectiva contracolonial. Para isso, serão abordados temas como: as tecnologias ancestrais, a educação antirracista, os ativismos, a inteligência artificial e as redes sociais como disparadores que nos ajudam a repensar algumas práticas na arte, na tecnologia, na comunicação e na educação hoje.
12/01/2023 – Aula 1: Perspectivas em Tecnologias e Artes
Maira da Rosa e Victor Guerra
19/01/2023 – Aula 2: Tecnologias ancestrais e educação antirracista
Glaucea Britto
26/01/2023 – Aula 3: Arte e ativismos
Glaucea Britto
02/02/2023 – Aula 4: Perspectiva contracolonial
Larissa Macêdo
09/02/2023 – Aula 5: Arte, redes sociais e inteligência artificial
Larissa Macêdo
16/02/2023 – Aula 6: ETA – Espaços de Tecnologias e Artes SESC Pompeia – Novos percursos
Larissa Macêdo, Maira Da Rosa e Victor Guerra
Larissa Macêdo (@larissacsmacedo) é curadora, crítica, professora e pesquisadora, doutoranda e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. É uma das criadoras do projeto <ATER> (@projetoater) que tem como objetivo evidenciar os impactos da inteligência artificial na produção de artistas racializadas nas redes sociais e professora na graduação e pós-graduação do Centro Universitário Belas Artes.
Glaucea Brito (@glauceahelena) é mestranda em Artes pela Universidade de São Paulo (PGEHA-USP), Especialista em Gestão Cultural pelo Centro Universitário Senac e Licenciada em Educação Artística pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Possui Certificado em Estudos Afro-Latino-Americanos pela Universidade de Harvard. Foi coordenadora proponente do projeto A Journey Through the African Diaspora (American Alliance of Museums).
Maíra da Rosa (@maira_darosa) é mestre em Educação: Currículo pela PUCSP, licenciada em Letras pela mesma universidade, iyawo de candomblé nação Efon, sambista, integrante do coletivo Samba de Dandara e artista educadora no Espaço de Tecnologias e Artes no Sesc São Pompeia.
Victor Guerra (@victorguerra_) é artista visual que caminha em direção ao audiovisual, eletrônica, gambiarras e fabricação digital. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Alagoas, trabalha como artista educador no Espaço de Tecnologias e Artes no Sesc Pompeia.
Período: De 12/01 a 16/02, quintas das 19h às 22h.
Inscrições:
O processo de inscrição para as atividades de janeiro e fevereiro das Oficinas de Criatividade do Sesc Pompeia se dará exclusivamente on-line.
As inscrições abrem simultaneamente para quem possui Credencial Plena (trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, e seus dependentes) e para os demais públicos. É possível se inscrever em apenas 2 atividades PRESENCIAIS.
Cronograma de inscrições:
1. Inscrições online através do link bit.ly/inscricoes-sescpompeia
Para as atividades de janeiro: a partir das 14h do dia 4/1 (quarta-feira) até às 23h59 do dia 9/1 (segunda-feira) enquanto houver vagas disponíveis.
2. Efetivação da inscrição
O Recebimento de e-mail de confirmação da inscrição assegura a reserva da vaga e a participação no curso.
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.