Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Experimenta! – Comida, Saúde e Cultura - Em outubro, todas as unidades do Sesc convidam o público a experimentar o universo da comida e as suas relações com a saúde e com a cultura saiba mais

Esta comida me faz lembrar Ft. Moura Ph

O bate papo traz as relações entre o ato de cozinhar, memórias familiares e a constituição de nossa identidade.

Kalymaracaya é de Taunay, município de Aquidauana (Mato Grosso do Sul), mas aos três anos foi morar na cidade grande. "Saímos em busca de novas perspectivas de vida, educação e saúde, coisas que infelizmente faltam na aldeia", conta. Mesmo assim, sua mãe a levava de volta sempre, pois não queria que os costumes e a cultura indígena se perdessem pelo caminho. Foi nessa época que começou a ajudar a avó na cozinha. Mulher, chef de cozinha, índia, é pós-graduanda em História e Cultura Indígena e Afro-brasileira.

Melanito Biyouha é imigrante de Camarões, a chef criou o restaurante por sentir falta da culinária africana. Além de pratos típicos de Camarões o Biyou'Z também traz a culinária de países como Senegal, Tanzânia, Gana, Nigéria, Angola e Congo.
Quando chegou ao Brasil Melanito percebeu a grande quantidade de imigrantes africanos e resolveu abrir um restaurante que atendesse esse público, não só de imigrantes de seu país como de outros países do continente, tornando o local um ponto de encontro para eles.

Eudes Assis vem de uma família grande e com muitos irmãos, Eudes Assis herdou da mãe a grande inspiração e a paixão pela culinária. Com ela, aprendeu cada detalhe da preparação de peixes, frutos do mar e, principalmente, a amar a cozinha praieira. Não é por menos, já que o chef nasceu em Cambury, praia do litoral paulista. Sua ligação com restaurantes teve início aos 13 anos, quando começou a trabalhar como lavador de pratos em um restaurante de sua cidade. De lá pra cá, auxiliou grande chefs, fez estágios em restaurantes renomados, como Fasano e Gero, e estudou no Le Cordon Bleu - escola e templo da gastronomia mundial. Após a temporada de aprendizados na Europa, Assis trabalhou durante quatro anos a bordo de um iate particular. Foi nesse período que teve a chance de conhecer os ingredientes e a culinária de diversos países e compreender que cozinha local também é cultura. Tocado por essa visão, resolveu colocá-la em prática quando retornou ao Brasil. Suas criações passaram a ter foco na rica e saborosa culinária litorânea e, desde 2015, é administrador e proprietário do restaurante Taioba Gastronomia, casa localizada no município de São Sebastião.

Local: Sala de Espetáculos II 

[Foto: Moura Photo]

Alimentação

Esta Comida Me Faz Lembrar... Bate papo com Kalymaracaya e Melanito Biyuha. Mediação Eudes Assis. L

Essa atividade aconteceu em 10/10/2019 no Sesc Belenzinho.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo