Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Bienal Sesc de Dança 2019 - Um panorama diversificado da produção artística em dança contemporânea. saiba mais

Acto-3---@perrorabioso

Tamara Cubas | Cia. Perro Rabioso
Uruguai

O processo de ser afetado pelo outro é o principal ponto de indagação da Trilogia Antropofágica idealizada pela coreógrafa uruguaia Tamara Cubas. O projeto, do qual o espetáculo ‘Acto 3 – Avasallar’ faz parte, transforma o ritual antropofágico dos índios Tupi, que comiam seus inimigos capturados, em metodologia de trabalho.

Para criar cada uma das peças, a artista se alimentou de três obras coreográficas brasileiras. Cubas “come” esses materiais não por se tratarem de antagonistas, mas sim pelo desejo de se deixar atravessar e modificar por eles. "O mais complexo de ser afetado pelo outro é o processo de disponibilidade de nosso próprio corpo", afirma a diretora. Assim, ‘Vestígios’, de Marta Soares, foi digerida em ‘Acto 1 – Permanecer’; ‘Matadouro’, de Marcelo Evelin, em ‘Acto 2 – Resistir’; e ‘Pororoca’, de Lia Rodrigues, em ‘Acto 3 – Avasallar’. Rodrigues trabalha com o conceito de pororoca, encontro violento provocado pelo confronto das águas dos rios com as águas do mar: é arrastão, mistura, choque e invasão. Em ‘Acto 3 – Avasallar’, os estados de emergência e de resistência persistem na ontologia do ser coletivo.

Após essas ingestões, já não há mais as obras devoradas, nem propriamente os artistas que as comeram, mas há um novo corpo resultante desse processo: um corpo atravessado, complexo, potente e urgente como a realidade contemporânea. "O que se discute nesta Trilogia é como sobreviver como raça. Talvez apenas comendo um ao outro possamos conseguir", diz Cubas. 

FICHA TÉCNICA
Direção: Tamara Cubas
Em cena: Santiago Turenne, Alina Folini, Rodolfo Opazo, Vera Garat, Tamara Gomez, Joaquin Cruz, Javier Olivera, Bruno Brandolino y Ihasa Tinoco
Desenho de espaço, figurino e iluminação: Leticia Skricky
Produção: Perro Rabioso
Coprodução: Teatro Municipal São Luis (Lisboa), Julidans Festival (Amsterdam) e Campo Abierto
Obra digerida: “Pororoca”, de Lia Rodrigues
Distribuição: Key Performance
Produção Brasileira: Santa Paciência Produções Artísticas e Culturais

ESTREIA

Duração: 90 minutos

Local: Teatro Castro Mendes - Rua Conselheiro Gomide, 62 | Vila Industrial.

(Foto: Perro Rabioso)

Dança

Ato 3 - Arrasar - Trilogia Antropofágica Acto 3 - Avassalar - Trilogía antropofágica 18

Essa atividade aconteceu em 19/09/2019 no Sesc Campinas.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo