
Marcela Levi e Lucía Russo
Brasil / Argentina
Criado pelas coreógrafas e diretoras Marcela Levi e Lucía Russo, o solo ‘Deixa Arder’ é uma dança de invasão performada por Tamires Costa. Cruzando manifestações como o passinho, o pop, o burlesco e o grotesco, as artistas pensam e praticam o corpo como algo vivo e indefinido que, por estar exposto ao mundo, é invadido e contaminado. "Comemos e bebemos esses universos durante meses, ou seja, nos expusemos a esses ritmos e intensidades e nos deixamos invadir, atravessar, transtornar", contam Levi e Russo, que desde 2010 trabalham juntas na Improvável Produções.
Numa relação de proximidade com os espectadores, a bailarina Tamires Costa faz uma dança furiosamente bem-humorada que dialoga com a linguagem do stand-up, do show off e do music hall. Invadir, pilhar, empilhar e transtornar são os verbos que movem essa dança. “’Deixa Arder’ é uma expressão que pode dizer, ao mesmo tempo, ‘que tudo se exploda’ e ‘deixa te atravessar, te queimar, te penetrar’. O que nos interessa aí é esse ‘ao mesmo tempo’”, explicam.
O trabalho, que estreou em 2017 no Rio de Janeiro, foi considerado pelo jornal ‘O Globo’ como um dos espetáculos de destaque daquele ano. Desde então, ele foi apresentado em países como Portugal, França, Peru e Chile.
FICHA TÉCNICA
Direção artística: Marcela Levi e Lucía Russo
Performance: Tamires Costa
Cocriação: Tamires Costa e Ícaro dos Passos Gaya
Desenho de luz: Catalina Fernández e Tábatta Martins
Desenho de som: toda a equipe
Figurino: Levi e Russo
Realização artística e produção: Improvável Produções
Duração: 40 minutos
Local: CIS Guanabara | Armazém - Rua Mário Siqueira, 829 | Botafogo.
(Foto: Marcela Levi)