Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Bienal Sesc de Dança 2019 - Um panorama diversificado da produção artística em dança contemporânea. saiba mais

Eu-sou-uma-fruta-gogoia---Marcio-Vasconcelos

Thelma Bonavita
Brasil / Alemanha

A artista Thelma Bonavita remonta o espetáculo ‘Eu sou uma fruta gogoia em três tendências’ após dez anos de sua criação. O processo de remontagem, que originou ‘Eu Sou uma fruta gogoia, em tendência não binária’ propõe pensar o que considera os três eixos principais do fazer artístico da dança contemporânea: transmissão, memória e modos de criação.

A peça, contemplada pelo programa Rumos Itaú Cultural em 2009, trata dos efeitos e ecos do tropicalismo e do uso de linguagem cifrada como estratégia de burlar a censura durante os anos 1970 no Brasil, o qual passava pelo chamado "anos de chumbo". Além de evidenciar a presença do legado da antropofagia de Mário de Andrade (1893-1945), canibalizando tanto a música ‘Fruta Gogoia’ como Gal Costa, que foi um sex symbol no mesmo período.

Nesta nova versão, o espetáculo tem o jovem artista Pedro Galiza como convidado. "A escolha de um performer não binário aprofunda a discussão do aspecto queer e feminista da primeira versão da peça. Decorrente tanto do novo contexto quanto do novo performer, existem alterações em sua fiscalidade e visualidade: essa ‘gogoia’ é gótica e não binária", diz Bonavita.
A maior parte processo de remontagem se deu pela internet, por meio de trocas via Google Docs e mensagens de áudio e vídeo no WhatsApp. A obra se estruturou através de análises do cenário atual brasileiro, da biografia do artista convidado e se baseia em uma partitura triádica: tendência a flutuar, tendência transitiva e tendência mutante.

FICHA TÉCNICA
Partitura coreográfica, visualidade e orientação do processo: Thelma Bonavita
Material coreográfico e autobiográfico e performance: Pedro Galiza
Iluminação: Mirella Brandi
Produção: Dora Leão / PLATÔ produções

Duração: 50 minutos

ESTREIA

Local: CIS Guanabara | Armazém Rua Mario Sigueira 829 - Botafogo

(Foto: Marcio Vasconcelos)

Dança

Eu sou uma fruta gogoia, em tendência não binária 12

Essa atividade aconteceu em 22/09/2019 no Sesc Campinas.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo