
La Ribot | Dançando com a Diferença
Suíça / Portugal
Kitch, mitológico, sexual, cabarético e geométrico. Assim é ‘Happy Island’, espetáculo que nasce de um convite do diretor Henrique Amoedo e seu grupo, o Dançando com a Diferença, companhia de dança inclusiva profissional sediada na Ilha da Madeira, em Portugal, à coreógrafa espanhola La Ribot, que reside em Genebra.
O encontro entre esses artistas originou uma montagem de dança contemporânea que fala dos desejos mais íntimos, dos sonhos e da beleza dos intérpretes. “La Ribot colocou sob a luz dos projetores o que existe de mais humano neles e o que há de mais real na sua existência e no nosso trabalho”, conta Henrique Amoedo, diretor artístico do coletivo.
Além das singularidades dos bailarinos, a coreografia também tem como elemento fundamental a própria Ilha da Madeira, presente em cena por meio do filme da cineasta Raquel Freire. É nela que as figuras de ‘Happy Island’ estão numa grande catarse orgíaca de libertação individual.
A peça cria um ambiente onde a fantasia e o real se aproximam e convida o público a olhar mais atentamente para a verdade e a capacidade de transformação de cada um. "É um retrato da impossibilidade de existir, um contraste entre o real tornado mitológico, uma obra que procura descrever um encontro tornado utopia", diz Amoedo.
FICHA TÉCNICA
Direção e coreografia: La Ribot Bailarinos: Bárbara Matos, Joana Caetano, Maria João Pereira, Sofia Marote e Pedro Alexandre Silva Assistente de coreografia: Telmo Ferreira Realização do filme: Raquel Freire Iluminação e direção técnica: Cristóvão Cunha Figurinos: La Ribot Colaboração artística: Josep-María Martín Músicas: Francesco Tristano, Jeff Mills, Archie Shepp, Oliver Mental Grouve, Atom™ e Raw C + Pharmakustik Confecção dos figurinos: Laurence Durieux e Teresa Neves Produção executiva: Henrique Amoedo, Diogo Gonçalves e Paz Santa Cecilia
Esta é uma coprodução dos Dançando com a Diferença (Madeira) e La Ribot Cie. (Genebra). Em coprodução com Le Grütli-Centre de Production & de Diffusion des Arts Vivants – Festival La Bâtie-Genève e Centre National de la Danse – CN D (Paris) e “Comemorações dos 600 anos do descobrimento da Madeira e Porto Santo” (Portugal)
ESTREIA
Duração: 70 minutos
Local: Teatro Castro Mendes - Rua Conselheiro Gomide, 62 | Vila Industrial.
(Foto: Julio Silva Castro)