Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Bienal Sesc de Dança 2019 - Um panorama diversificado da produção artística em dança contemporânea. saiba mais

monumentos-em-ação---

Lucía Nacht
Argentina

A relação e as diferenças entre história e memória são trabalhadas em ‘Monumentos em Ação’, performance idealizada e dirigida pela argentina Lucía Nacht. Nela, acompanhados por um áudio-guia, os espectadores realizam junto aos performers um percurso pelo espaço público no qual descobrem o local e as pessoas que o habitam para criarem juntos um ato de memória coletiva.

A ideia é descolonizar as narrativas contadas do ponto de vista do poder e dos governantes para reconstruir a história a partir das lembranças que a comunidade quer preservar. "Manter a memória viva é um exercício fundamental, é um ato democrático por excelência que faz com que uma comunidade tenha voz própria e possa se inscrever dentro da história", diz Nacht.

Na forma de site specific, a performance trabalha com a ideia de antimonumento. Os corpos dos bailarinos criam monumentos que, ao contrário dos feitos de concreto, são efêmeros e sensíveis, permitindo que o público se relacione de forma mais íntima com a obra e elabore seu próprio ponto de vista sobre o evento histórico resgatado. "O espaço da memória é o homem e não o monumento. Se o monumento não for ativado a partir da reflexão, é simplesmente uma figura sem vida. Somos responsáveis por dar vida à memória, rever nosso passado para encontrar novas respostas sobre nosso presente", afirma a diretora. 

FICHA TÉCNICA
Concepção e direção: Lucía Nacht
Produção: Carolina Goulart
Assistente de direção: Ana Borré
Intérpretes: Agustina Mass, Marina Serruya e intérpretes locais
Apoio: Casa Temenos, Plataforma Lodo, C.C. Konex, Centro Cultural Haroldo Conti, Prodanza, Mecenazgo Cultural, Fondo Argentino de Desarrollo Cultural y Creativo, FIBA, Centro Cultural Paco Rondo (Argentina), Asociación Habita, Casa América Latina, Réunion, Largo Residencias (Portugal), Movimiento Sur e Fundación Cinecón (Chile) e Atelier Muse (Estambul)

DURAÇÃO: 60 minutos

ESTREIA

Os ingressos desta performance não serão vendidos no local.

Local: Praça Rui Barbosa - Rua 13 de maio, s/n | Centro.

(Foto: Jimena Nacht)

Dança

Monumentos em ação 14

Essa atividade aconteceu em 20/09/2019 no Sesc Campinas.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo