Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Cine Direitos Humanos - Exibição de filmes seguida de bate-papo com temáticas pertinentes às areas e pautas dos Direitos Humanos. saiba mais

10

Um documentário sobre os homicídios praticados pela polícia contra civis, no Rio de Janeiro, em casos conhecidos como "autos de resistência". O filme acompanha a trajetória de personagens que lidam com essas mortes em seus cotidianos, mostrando o tratamento dado pelo Estado a esses casos, desde o momento em que um indivíduo é morto, passando pela investigação da polícia, até as fases de arquivamento ou julgamento por um tribunal do júri.

Após a sessão, breve bate-papo com Débora da Silva, Mães de Maio.

Débora Maria da Silva é mãe de Edson Rogério da Silva dos Santos, morto em maio de 2006, aos 29 anos, quando, em represália aos ataques da organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), policiais e grupos paramilitares, com o aval da Secretaria de Segurança Pública paulista, iniciaram uma onda de perseguição e matança pelas periferias do estado de São Paulo. O episódio, doloroso, marcou uma grande mudança na vida da Mãe de Maio. De dona de casa e vendedora autônoma, Débora se transformou em uma brava militante de direitos humanos, direcionando sua indignação para uma atuação política. Hoje, ela coordena e é figura pública do grupo Mães de Maio, organização que reúne familiares de vítimas da violência estatal e policial no Brasil, e que tem como um de seus principais eixos a luta pela memória, verdade e justiça dos "Crimes de Maio".

Cine Direitos Humanos é uma proposta em conjunto com a Conectas - Direitos Humanos objetivando discutir assuntos relacionados aos direitos humanos, contando com a exibição de filmes seguidos de bate-papos.

Local: Varanda da Convivência - 3º andar.
Classificação indicativa: A partir de 16 anos


Grátis
(Foto: Divulgação)

Ações para a Cidadania

Auto de Resistência (Dir. Natasha Neri e Lula Carvalho, Brasil, 2018, 104 min.) 16

Sesc 24 de Maio ver no mapa compartilhar

30/10

QUA
19H ÀS 21H
  • Grátis