Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Experimenta! – Comida, Saúde e Cultura - Em outubro, todas as unidades do Sesc convidam o público a experimentar o universo da comida e as suas relações com a saúde e com a cultura saiba mais

acaraje-with-typical-fillings 74436-7

Nesta vivência Dona Carmem Virgínia preparará uma de suas especialidades: o acarajé. Com a receita fiel aos princípios do prato da cultura africana, o público conhecerá os segredos desses bolinhos feitos de feijão fradinho e fritos no azeite de dendê. Também será abordada a importância desse alimento que ultrapassou as fronteiras do tempo e que continua com a mesma potência de sabor e história.

O Dia da Baiana do Acarajé é celebrado em 25 de novembro. Considerada um símbolo histórico do estado da Bahia e do País, a baiana do acarajé foi reconhecida como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2005.

O ofício envolve rituais de produção, de arrumação do tabuleiro, de preparação da mesa e o uso de trajes próprios. Com vestimentas brancas, enfeitadas com colares de contas e panos coloridos, as baianas encantam os turistas com a alegria e o famoso tempero dos bolinhos feitos de feijão fradinho e fritos no azeite de dendê, o acarajé. A iguaria também foi reconhecido como Patrimônio Cultural de Salvador pela Câmara Municipal.

Local: Praça de Eventos

(Foto: Divulgação)

Alimentação

Na Vila tem dendê! Preparo de acarajé com Dona Carmem Virgínia L

Essa atividade aconteceu em 16/10/2019 no Sesc Vila Mariana.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo