Sesc SP

10.2019 - Tecnologias e Artes - Residen

A Residência Leste é o projeto de residência artística do Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Itaquera. Artistas são convidados a trabalharem na elaboração de uma obra, com todo o processo de criação aberto ao público.

Na edição deste ano, pela primeira vez três artistas ocuparão simultaneamente o ETA. Cada um partindo de sua área de pesquisa e linguagem - fotografia, videoperformance e publicação - os artistas poderão compartilhar, entre si e com o público, experiências, trajetórias e diferentes modos de criar, enquanto produzem suas obras. Durante todo o mês, Caetano Biasi, documentarista, acompanha e registra a residência e os processos dos três artistas.

Local: Espaço de Tecnologias e Artes

A Residência Leste acontece ao longo de um mês, com dois encontros semanais, com foco na criação de uma obra artística inédita que ficará exposta  posteriormente no Espaço de Tecnologias e Artes.

A intenção é que o(s) artista(s) convidado(s) para cada edição compartilhem sua pesquisa e ação artística com o público. Por isso, a ênfase da residência está no processo de criação. A obra final é consequência desse processo, mas não o objetivo único da residência.         

Juliana Vittencourt: Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo (PPGMus/USP). Especialista em conservação e restauração de fotografias pela Escola Nacional de Conservação, Restauração e Museografia Manuel del Castillo Negrete do Instituto Nacional de Antropologia e História do México (2011) e graduada em Fotografia pelo Centro Universitário Senac (2008). Foi contemplada com a Bolsa ENDESA de Patrimônio Cultural para Ibero-América (2012-2013). É integrante do coletivo feminista Sycorax (desde 2016).

Márcio Vasconcelos: Artista transdisciplinar, interessado em tatuagem, arte educação, manifestações estéticas e sonoras. Trabalha de forma autodidata, desdobrando pesquisas que podem se configurar em performance e intervenção urbana. Suas primeiras composições artísticas tiveram influências do punk, onde fez parte do circuito underground, no interior de São Paulo e posteriormente em Osasco/SP. Também realiza trabalhos como ator, diretor, técnico de teatro e músico independente. É colaborador da Estação de Trabalho La Plataformance.

Rodrigo Motta: Artista visual, educador e editor de publicações independentes. Formado em educação artística. Participa de exposições coletivas desde 2004. Apresentou duas exposições individuais "Estudos sobre a figura humana" e "antes". Lecionou em diversas instituições orientando aulas, cursos, oficinas e vivências. Atuou nos coletivos: La Panela, Cultura ZL, Slam da Guilhermina e colaborou na criação do Movimento Cultural Ermelino Matarazzo. Editou dezenas de boletins e fanzines, entre eles o Alternativo, La Panela e Natureza Motta. Foi finalista do Prêmio Miolo(s) 2015 nas categorias HQ e Projeto Gráfico. Desde 2013 utiliza a técnica de pintura usando Tinta spray com matrizes de estêncil em publicações e cartazes, apresentando-as em feiras de arte impressa, galerias e em intervenções nas ruas de cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Nova Yorque e Paris. Em 2017 desenvolveu um ateliê-triciclo para vivências artísticas e comercialização de trabalhos. Em 2018 criou o primeiro espaço colaborativo de publicações Independentes e arte impressa, a Banca Curva, no centro da cidade de São Paulo.

Caetano Biasi: Documentarista formado em Comuniçação Social - Habilitação em Midialogia pela UNICAMP. Atua como diretor e montador de documentários além de ter uma carreira como videorrepórter e editor em importantes veículos de comunicação sempre com foco na produção de material audiovisual para internet.

 

Foto: Rodrigo Munhoz 

Tecnologias e Artes

Residência Leste Com Juliana Bittencourt, Márcio Vasconcelos, Rodrigo Motta e o documentarista Caetano Biasi L

Essa atividade aconteceu de 02/10/2019 a 30/10/2019
no Sesc Itaquera.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo