Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Experimenta! – Comida, Saúde e Cultura - Em outubro, todas as unidades do Sesc convidam o público a experimentar o universo da comida e as suas relações com a saúde e com a cultura saiba mais

coringa-3

Bate-papo sobre a diversidade de visões sobre os sentidos do comer e do alimento em diferentes culturas. Pretende-se discutir preconceitos, mitos e dilemas em torno das escolhas alimentares em contextos socioculturais diversos.

Convidados

Maria Conceição Oliveira: Maria Conceição Oliveira é bacharel em Gastronomia com pós-graduação em Gastronomia: História e Cultura. Pesquisa as culturas alimentares brasileiras e africanas. É militante do movimento Slow Food Brasil, sendo parte do conselho da Associação Slow Food do Brasil. Fez parte do projeto Comida de (I)Migrante, realizado por um dos núcleos paulistas do movimento e desde 2017 é jurada do Prêmio Queijo Brasil, que avalia queijos artesanais produzidos em todo território nacional.

Dafni Paiva: nutricionista, Mestre em Ciências pela UNIFESP/SP. Especializações nas áreas de Clínica, Fitoterapia, Saúde da Família e Pediatria. Atua há 12 anos em Saúde Pública no município de São Paulo.

João Luiz Máximo: Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professor de História da Alimentação no Centro Universitário Senac no curso de gastronomia. Coordenador e professor dos cursos de pós-graduação em Cozinha Brasileira e Gastronomia: História e Cultura na mesma instituição. Integra o banco de pareceristas do Ministério da Cultura e é assessor científico da Fapesp.

André Luzzi: Instituto Pólis, conselheiro municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo. Foi coordenador geral da Ação da Cidadania contra a fome, a miséria e pela vida em São Paulo.

Mediação: Joana Pellerano. Doutora em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP (2018), mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP (2014) e em Comunicação e Gastronomia pela Universitat de Vic (2007), e bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela UFES (2004). É professora e pesquisadora da área de alimentação. Participa dos grupos de pesquisa Comunicação, Educação e Consumo: as interfaces na teleficção (ESPM-SP), Cosmopolitismos Juvenis no Brasil (ESPM-SP) e Consumo, cultura e alimentação (UFG). Autora do blog Comida na Cabeça. 

Local: Praça de Convivência

Alimentação

O que é comida para diferentes culturas? Com Maria Conceição Oliveira, Dafni Paiva, João Luiz Máximo, André Luzzi. Mediação: Joana Pellerano 12

Essa atividade aconteceu em 04/10/2019 no Sesc Bom Retiro.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo