Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Ciclo Educar Hoje - A Importância da Escuta - A escuta direciona nosso olhar, promove e viabiliza encontros com o outro por meio do diálogo e permite que estejamos acompanhados no mundo. saiba mais

201910 Educar-Hoje A-importancia-da-escuta

O Ciclo Educar Hoje é uma ação do Programa Curumim que propõe a reflexão para uma educação centrada no ser e em sua multidimensionalidade.

Neste ano, traz como tema A Importância da Escuta e sugere a ideia de que ao garantir o espaço de Fala se requer, necessariamente, mirar também para a outra ponta - a Escuta. Ela direciona nosso olhar, promove e viabiliza bons encontros com o outro por meio do diálogo. O escutar pressupõe vontade, determinação, um direcionamento intencional e ativo. Ato que permite que estejamos no mundo não solitariamente, mas acompanhados.

Nesse contexto, o Sesc realiza o Ciclo Educar Hoje, voltado para educadores, pesquisadores e público interessado na atualização de conteúdos e experiências na área. Iniciado na efeméride dos 30 anos do Programa Curumim, sua terceira edição aborda o tema A importância da Escuta. Em consonância com sua missão, tendo a educação como valor essencial de suas ações, a instituição valoriza o universo singular de afetividades que circundam essa fase da vida.

Que esta iniciativa seja um convite e ensejo para buscar formas qualificadas de escutar a si mesmo e ao outro.

Escutas Afetivas

O momento contemporâneo configura-se a partir de uma multiplicidade de estímulos, insinuando uma ideia de fragmentação do tempo e sua solvência nas atribuições cotidianas, impactando nas diversas formas e possibilidades de diálogo. Nesse cenário, o exercício de escuta é imprescindível para estreitar as relações humanas, especialmente no que se refere ao universo da infância, na medida em que é uma atitude essencial a ser praticada para a construção de alicerces da manutenção de direitos e valorização de experiências.

Compreender o desenvolvimento da criança a partir das suas potencialidades, da sua construção cultural e do modo como elabora seus sistemas singulares de expressão e assimilação contribui para a formação de um indivíduo com maior autonomia e, ainda, com provável apreço a ouvir o outro.

Uma escuta qualificada pressupõe o entendimento da diversidade de territórios em que a criança está inserida, considerando suas relações socioculturais. Nessa perspectiva, honrar seu direito a uma infância saudável, para além do suprimento das necessidades básicas de assistência, é incorporar o ato de uma escuta sensível, que suplanta a oralidade, pois a complexidade de suas vias de comunicação também se compõe na expressão de gestos e atitudes comportamentais.

Estarão nesta conversa conosco:

André Gravatá, poeta e educador. Autor do livro Inadiável e coautor do Volta ao mundo em 13 escolas. É um dos criadores da Virada Educação e do Jornal das Miudezas. Apaixonado pela poesia que nasce no cotidiano, caminha muito por São Paulo para escutar palavras, lampejos e a cada dia reaprender a ler o mundo.

Severino Antônio, doutor em Educação pela UNICAMP. Professor no Ensino Superior. Conselheiro do Instituto ALANA, no projeto "Prioridade Absoluta: a criança em primeiro lugar". Conselheiro do Instituto Rubem Alves. Participou da Brazil Conference at Harvard & MIT (EUA), como orador principal na mesa dedicada ao tema "O Futuro da Educação no Brasil".

Carlos Henrique Costa, nosso convidado do território, é licenciado em Educação Física e pedagogo. Coordenador do Centro de Educação pelo Esporte da Fundação Julita, professor da rede municipal de educação da cidade de São Paulo, professor de capoeira pelo Centro Educacional e Cultural de Capoeira Marana e educador popular. Foi instrutor de atividades físicas e monitor de esportes do Sesc São Paulo.

Mediação: Jusiléia Rocha de  Oliveira, licenciada em Letras - Línguas Portuguesa e Inglesa e Literaturas, na Universidade Estadual de Londrina. Atua na supervisão do Núcleo Socioeducativo do Sesc Interlagos e como técnica de referência dos Programas Espaço de Brincar, Curumim e Juventudes.

__________

Data: 11/10/2019 (sexta-feira)
Hora: 10h30 às 12h
Local: Teatro
Grátis

__________

Inscrições

Clique aqui para inscrever-se pelo portal ou vá até nossa Central de Atendimento.

Ações para a Cidadania

Ciclo Educar Hoje: A importância da escuta Com André Gravatá, Carlos Henrique Costa e Severino Antônio L

Essa atividade aconteceu em 11/10/2019 no Sesc Interlagos.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo