
Percursos quinzenais pela região leste da cidade/centro expandido que apresentam na paisagem urbana questões levantadas nos laboratórios Desarquivos, promovendo reflexões acerca das especificidades da organização da vida em períodos ditatoriais.
Debate-itinerante I - 26/10 (14h00 às 17h00) - Lutar na cidade
Ponto de encontro: Em frente à Igreja de São Gonçalo, na praça João Mendes.
Nos tempos da guerrilha urbana contra a ditadura, era comum entre seus membros a percepção de que "a cidade é o túmulo do guerrilheiro". Em um percurso no centro da cidade visitaremos lugares de memória que representam diversas formas de resistência adotadas para lutar tanto contra a opressão do regime político, como também contra as opressões sexuais, raciais, morais etc.
Debate-itinerante II – 09/11 (14h00 às 17h00) - Como falar de um patrimônio que não existe?
Ponto de encontro: Metrô Liberdade
De cima da colina onde foi fundada a cidade de São Paulo, os indígenas que aqui moravam viram chegar os primeiros negros e negras que fariam companhia a eles na escravidão. Foram suas vivências como comunidade, suas práticas culturais nativas e trazidas de África, a amálgama com outras culturas e sua luta por uma vida possível e digna que fizeram desta cidade o que ela é. Porque há tão pouco desta memória preservada na arquitetura do centro? O que se fez dos espaços históricos de resistência dessas populações? Que memórias foram construídas para "substituir" estas?
Debate-itinerante III – 16/11 (14h00 às 17h00) - Como observar no tecido urbano memórias que não foram arquivadas?
Ponto de encontro: Sesc Belenzinho
A cidade é uma constante na vida humana já há alguns milhares de anos. É possível afirmar, portanto, que ela acumula camadas de lembranças, monumentos, práticas e indícios do passado, que mantém visíveis parte de nossa história. Nesse encontro buscaremos perceber elementos que, junto a nossas memórias, contêm a história individual e coletiva das pessoas participantes.
Duração: 3h
NECESSIDADE DE INSCRIÇÃO PRÉVIA DE ATÉ DOIS DIAS ANTES DA ATIVIDADE E CONFIRMAÇÃO DE VAGA DISPONÍVEL PARA O E-MAIL: itinerariosmetarquivo@belenzinho.sescsp.org.br
Vagas disponíveis: 25 pessoas por sessão
[Foto: Julio Khol]