Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Tecnologias e Artes em Rede: Tecnologias Negras - Cursos, oficinas e bate-papos que valorizam o protagonismo da pessoa negra e sua relação com as artes visuais e as tecnologias saiba mais

Black-Cloud-Ft-Jason-Mandella

As expressões do universo tecnológico compõem um enxame muitas vezes efêmero e volátil. Nestes encontros, é proposta a criação de uma nuvem de termos capaz de recolher conceitos, ideias e questões a partir da prática de artistas afrodescendentes. Assim, o enfoque será em trabalhos de artistas contemporâneos em diálogo com experiências tecnológicas, tais como Sondra Perry, Arthur Jafa, Eustáquio Neves, Camae Ayewa e Rasheedah Phillips, Glenn Ligon, Virgil Abloh, Adam Wilkie-Dove, Kahlil Joseph, e outros nomes trazidos pelos participantes. Espera-se, com isso, que a oficina nos permita tanto oferecer uma introdução ao campo das tecnologias negras, quanto ampliar e compartilhar o acesso a esta nova linguagem.

André Pitol é pesquisador em práticas artísticas e curatoriais. Estudou na Fundação das Artes de São Caetano do Sul e na Universidade de São Paulo, onde concluiu mestrado em História, Teoria e Crítica de Arte e bacharelado em Artes Plásticas com habilitação em Gravura. Tem experiência com história da arte, fotografia e projetos gráficos para publicações. Em 2018 participou do projeto Consultas Curatoriais (Pivô) e do Programa Público MASP Professores - Histórias Afro-Atlânticas. Atualmente no doutorado investiga propostas de curadoria digital em práticas artísticas em rede.

Tiago Gualberto é mestre em Artes Visuais e bacharel em Têxtil e Moda pela Universidade de São Paulo. Atuou como pesquisador de conteúdos no Museu Afro Brasil. Sua recente pesquisa artística investiga a produção de instalações e objetos interativos, vídeos digitais e performances aliadas a técnicas tradicionais das artes plásticas. Destacou-se como finalista da categoria Artes Visuais do Programa Nascente, promovido pela Pró-reitoria de Cultura e Extensão USP, e ganhou a Bolsa Funarte de Fomento aos Artistas e Produtores Negros - MinC, o maior prêmio destinado a artistas afro-brasileiros.


Local: ETA - Espaço de Tecnologias e Artes (3º andar).
Recomendação etária: 10 anos.
Inscrições a partir de 1/10 na Central de Atendimento.
Grátis.


(Foto: Jason Mandella)

 

Tecnologias e Artes

Black Cloud: Glossário Tecnológico para Artistas e Pesquisadores Negros com André Pitol e Tiago Gualberto 10

Essa atividade aconteceu de 09/10/2019 a 27/11/2019
no Sesc Pinheiros.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo