Sesc SP

35

O veganismo tem crescido e chamado cada vez mais atenção, porém o movimento possui diferenças internas quanto à luta por libertação animal e que questões políticas atravessam táticas e estratégias. Este bate-papo visa expor fundamentos gerais do veganismo e ao mesmo tempo contextualizá-lo dentro dos debates de que política ecológica precisa ser construída hoje.

Sabrina Fernandes é doutora em sociologia, pesquisadora, marxista, ecossocialista, feminista e vegana. É autora do livro "Sintomas mórbidos: a encruzilhada da esquerda brasileira" (Editora Autonomia Literária) e produz o canal Tese Onze no YouTube.

Márcia Cristina Oliveira do Nascimento, a Márcia Cris, é jornalista e ativista pelos direitos dos seres humanos, não humanos e preservação do meio ambiente. É pesquisadora sobre o "Nutricídio", com recorte à população negra, pobre e periférica, e atuante em projetos voltados para a conscientização alimentar nas áreas mais periféricas de São Paulo. Atualmente, está desenvolvendo um projeto chamado "SustentaVeg Brasil", com publicações sobre veganismo e sustentabilidade. Além disso, é uma das diretoras do Movimento Afro Vegano (MAV).

Movimento Afro Vegano (MAV) é um movimento liderado por mulheres pretas que não compactuam com a exploração animal humana e não humana. Nasceu com o propósito de acolher e atender as demandas da população negra com assuntos relacionados ao anti-especismo, alimentação consciente, preservação ambiental e, sobretudo, os direitos humanos e não humanos. Os espaços veganos, em sua maioria, reproduzem o que acontece na nossa sociedade: poucos pretos circulando como visitantes e raríssimos empreendedores/expositores. De acordo com o atual quadro social brasileiro, o MAV desenvolve e atua como ponte, levando informações sobre veganismo, destacando o viés político do presente tema. Um dos pilares do Movimento é desmistificar na prática a elitização do veganismo e mostrar que alimentação de qualidade, sem ingredientes de origem animal, pode ser acessível a todas as pessoas.

Local: Praça - Térreo

Grátis

Haverá tradução em Libras

(Foto: Divulgação)

Meio Ambiente

Veganismo e ecologia Com Sabrina Fernandes (Tese Onze) e Márcia Cris (Movimento Afro Vegano) L

Essa atividade aconteceu em 16/10/2019 no Sesc 24 de Maio.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo