Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Tecnologias e Artes em Rede: Tecnologias Negras - Cursos, oficinas e bate-papos que valorizam o protagonismo da pessoa negra e sua relação com as artes visuais e as tecnologias saiba mais

Anderson  2019-08-16-18-51-55

O objetivo dos encontros é refletir sobre a participação negra em Guarulhos no período colonial, favorecendo um resgate histórico sobre os povos que constituem o guarulhense. A introdução do trabalho dos africanos no Brasil, em geral, tem uma justificativa vinculada à mão de obra, desprovidos de qualquer capacidade intelectual.

Embora o tráfico de seres humanos tenha sido o negócio mais lucrativo para o Brasil, a mineração, sem dúvidas, alavancou a economia portuguesa em tempos de crise, a extração de ouro foi uma grande descoberta, expropriada para a Europa. Nesse contexto, quando pensamos em mineração, é inevitável a associação às cidades mineiras como Ouro Preto, Mariana, Diamantina, como grande expoente dessa atividade, entretanto, no que diz respeito à Guarulhos, há indicativos de que a primeira mina de ouro esteve em territórios guarulhenses. As evidências demonstram a importância e crucial participação negra no desenvolvimento do Brasil. Os africanos detinham as técnicas  e os conhecimentos necessários para o exercício desta atividade, bem como, ferramentas de trabalho para a lavoura e outras atividades econômicas.

Anderson Guimarães é subsecretário de direitos humanos responsável pela pasta de políticas de igualdade racial de Guarulhos, responsável pela elaboração implantação e monitoramento de políticas destinadas ao povo negro, comunidade tradicional de matriz africana, indígenas, ciganos e migrantes; vice presidente do Conselho de Igualdade racial de Guarulhos. Pesquisador do núcleo de estudos avançados de ações afirmativas para promoção da igualdade racial. Fisioterapeuta  Sanitarista, membro do Grupo Intersetorial integral e permanente da saúde da população negra.

Local: Espaço de Tecnologias e Artes

(Foto: divulgação)

Tecnologias e Artes

Tecnologias e história negra: processo de consolidação e formação de Guarulhos Com Anderson Guimarães 16

Essa atividade aconteceu de 01/10/2019 a 29/10/2019
no Sesc Guarulhos.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo