Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Tecnologias e Artes em Rede: Tecnologias Negras - Cursos, oficinas e bate-papos que valorizam o protagonismo da pessoa negra e sua relação com as artes visuais e as tecnologias saiba mais

candomble

O curso aborda sobre a formação do Candomblé e Umbanda no Brasil (Colônia, Império e Republica) e promove uma reflexão sobre a participação e importância destas religiões e das populações negras na formação da cultura brasileira em termos de festas populares, musicalidades, literatura, cinema, capoeira etc.

Vagner Gonçalves da Silva é antropólogo, professor e pesquisador da Universidade de São Paulo, onde obteve o título de bacharel em Ciências Sociais e os de mestre e doutor em Antropologia. Pós-doutor pela Harvard University onde foi fellow no W.E.B. Du Bois Institute for African and African American Research (2008-9). Pós doutor pela City University of New York (Graduate Center) onde também foi professor visitante como bolsista do Fulbright Scholar Program (2009). Desenvolve pesquisas na área das populações afro-brasileiras, enfocando temas como religiosidade (candomblé, umbanda, neopentecostalismo, intolerância religiosa), relações entre religião e cultura brasileira (festas populares, música, capoeira, literatura, cinema etc.), patrimônio e artes afro-brasileiras, representação etnográfica (trabalho de campo e etnografia). Publicou e editou, entre outros livros: "Candomblé e Umbanda" (5a. ed.); "Orixás da Metrópole" (traduzido para o italiano); "O antropólogo e sua magia" (2a. reedição); "Intolerância religiosa" (2a. reedição); "Memória Afro-Brasileira" (coleção em 3 volumes) e "Exu - Guardião da Casa do Futuro". É autor de ensaios para catálogos de arte, como "Brésil, L'héritage africain" (Museu Dapper, Paris) e "Eshu, the divine trickster" (Antique Collectors' Club, New York). Em 2004 fez parte do comitê de implantação do Museu Afro Brasil em São Paulo, onde foi curador da exposição "Divina Inspiração" (2007). Elaborou laudos antropológicos para o tombamento de seis comunidades afro-brasileiras em São Paulo e colaborou na elaboração de estudo para tombamento do Carnaval Paulista (CONDEPHAAT).

Local: Espaço de Tecnologias e Artes

(Foto: divulgação)

Tecnologias e Artes

Religiões de matrizes africanas: caminhos da devoção Com Vagner Gonçalves da Silva 14

Essa atividade aconteceu de 03/10/2019 a 31/10/2019
no Sesc Guarulhos.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo