Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Tecnologias e Artes em Rede: Tecnologias Negras - Cursos, oficinas e bate-papos que valorizam o protagonismo da pessoa negra e sua relação com as artes visuais e as tecnologias saiba mais

quadrosnegros

No século XXI, com todo o seu aparato ideológico e institucional, a história da arte - disciplina constituída sobre estruturas e modelos europeus - deve ter o compromisso de encontrar ferramentas, referências e conceitos capazes de propor outras narrativas, muito além dos discursos meramente formalistas ou da crítica e a história eurocêntricas. Ao realizar um olhar sobre as representações dos corpos negros na tradição artística ocidental, enquanto questiona quais outras histórias a arte poderia nos apresentar (para além da história da arte), este curso pretende interrogar criticamente narrativas e sugerir formas alternativas de contemplar a subjetividade de personagens negros retratados desde o fim da Idade Média até a contemporaneidade e, consequentemente, discutir o ideal da branquitude no imaginário ocidental.

Renato Ferreira Lopes. Ex-metalúrgico, bacharel e mestre em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Há cinco anos atua como mediador em instituições culturais de São Paulo e desde 2015 leciona no Cursinho Milton Santos (Guarulhos-SP), iniciativa popular que prepara jovens e adultos para realização do ENEM e demais vestibulares.

Local: Espaço de Tecnologias e Artes

(Imagem: Lawdy Mama)

Tecnologias e Artes

Quadros negros: um olhar sobre o povo preto retratado na arte ocidental Com Renato F. Lopes 16

Essa atividade aconteceu de 04/10/2019 a 25/10/2019
no Sesc Guarulhos.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo