Sesc SP

sp mkr week 2019-09-14-10-27-23

Os seres humanos se tornaram o agente geológico mais importante do planeta Terra. Mais do que vulcões, terremotos, tempestades ou qualquer outro sistema integrado que costumava ajustar nossos ecossistemas e habitats, seguem regras e princípios que a ciência ainda nos ajuda a entender.

O design proporciona aos seres humanos a capacidade de moldar o ambiente, bem como de pensar o estado desejado de qualquer coisa e ser capaz de criá-lo, apoiado em tecnologias, habilidades, relações e contextos.

Projetar futuros emergentes para cidades produtivas significa possibilitar os processos nos quais a urbanização pode se tornar restaurativa, regenerativa e produtiva, a fim de inverter o crescimento exponencial das curvas de produção de dióxido de carbono e a temperatura do planeta Terra. Implica entender que a maneira como vivemos nas cidades hoje está nos tornando a maior ameaça ao futuro dos ecossistemas naturais que possibilitam nossa própria vida, daí a necessidade de redesenhar a infraestrutura para produzir alimentos, energia e coisas em muitas escalas no habitat urbano, juntamente com a promoção de novas habilidades, de uma nova cultura do consumo e a criação de novas narrativas sobre o futuro urbano que queremos.

No contexto da SP Maker Week 2019 – evento que tratará das potencialidades da aplicação das tecnologias de fabricação digital para tornar a cidade de São Paulo mais humana e inteligente – o Sesc São Paulo propõe um bate-papo com duas das principais referências mundiais em Fabricação Digital e Cidades Inteligentes – Sherry Lassiter [atualizado em 20/9: Sherry não estará presente no encontro, mas partcipará por meio de um vídeo] e Tomaz Diez, mediado por Heloisa Neves.

Sherry Lassiter é pesquisadora norte-americana no MIT, vinculada a iniciativa Fab Lab e presidente e CEO da FAB Foundation, organização sem fins lucrativos que promove capacitação e acesso a ferramentas para práticas inovadoras.

Tomas Diez é urbanista venezuelano especializado em fabricação digital e suas implicações nas futuras cidades e sociedades. É co-fundador e diretor do Fab Lab Barcelona, com sede no Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC) e é um dos fundadores da Fab City Global Initiative. Também é diretor do recém-lançado Master in Design for Emergent Futures na IAAC.

Mediação de Heloisa Neves, fundadora da consultoria maker We Fab. Agitadora do movimento no Brasil desde que se graduou pelo Fab Academy Barcelona (2012) e contribuiu com a criação da rede brasileira de Fab Labs.

Local: Espaço de Tecnologias e Artes (4º andar).

A SP Maker Week 2019 é uma realização da Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria de Inovação e Tecnologia, que acontece entre os dias 25 a 28 de setembro na Biblioteca Mario de Andrade. Tomas Diez participa ainda, no dia 26 de setembrto, do encontro Fab City Sorocaba na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens).

Tecnologias e Artes

A Fabricação Digital e a Cidade: Projetando futuros emergentes para cidades produtivas com Tomas Diez e mediação de Heloisa Neves 16

Essa atividade aconteceu em 25/09/2019 no Sesc 24 de Maio.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo