Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Fernando Lemos - mais a mais ou menos - Exposição composta por uma seleção de obras do artista português Fernando Lemos saiba mais

10.2019 - Artes Visuais - Fernando Lemo

Exposição composta por uma seleção de obras do artista português Fernando Lemos. Serão explorados em especial os trabalhos no campo da fotografia, a partir dos quais Lemos ganhou notoriedade internacional. O artista registra imagens de intelectuais e artistas ligados ao movimento surrealista e também imagens cotidianas, transformadas por efeitos de luz.

A mostra reúne 86 obras de Fernando Lemos, entre desenhos, fotografias, cartões postais e pinturas realizadas desde a década de 1940 até os dias atuais. Os trabalhos do artista se aproximam das dimensões invisíveis dos sonhos. A obra é assinalada pela participação das mãos como ferramenta de construção de um diálogo entre o trabalho e o sonho.

SOBRE FERNANDO LEMOS

Nascido em Lisboa em maio de 1926, Fernando Lemos é mais conhecido como fotógrafo, mas construiu uma trajetória artística exuberante - estruturada na libertação, subversão, provocação e contestação das regras.

Em 1953 chega ao Rio de Janeiro para uma exposição no Museu de Arte Moderna, apresentado por Manuel Bandeira. Mas é em São Paulo que fixa residência, onde inaugura sua trajetória na arte muralista.
Lemos participou das II, III, IV, XV Bienais de São Paulo, sendo premiado em 1957 e 1965 como o melhor desenhista. Expôs ainda na IV Bienal de Tóquio em 1957 e na II Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian.
Atuou também como professor de artes gráficas na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU/USP. Entre 1968 e 1970, ocupou a presidência da Associação Brasileira de Desenho Industrial - ABDI, da qual é membro fundador.
 

SOBRE ROSELY NAKAGAWA

Curadora independente, Rosely é graduada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da USP em 1977, e tem especialização em Museologia em 1979 também pela Universidade de São Paulo.

Criou a primeira galeria de Fotografia em São Paulo, a Galeria FOTOPTICA, com Thomaz Farkas, em 1979. Coordenou a Casa da Fotografia FUJI desde 1996, com Stefania Bril, e foi curadora das galerias Fnac de 2004 a 2010.

Como curadora, realizou mostras e edições de livros  de fotografia, de fotógrafos brasileiros e estrangeiros, entre eles: Anna Mariani, Eduardo Viveiros de Castro, Mario Cravo Neto, Maureen Bisilliat, Sebastião Salgado e Tiago Santana, entre outros nomes da fotografia contemporânea. Como comissária e curadora, realizou mostras de artistas plásticos como Fabrizio Plessi, Luise Weiss e Rubens Matuck; e de acervos de museus como Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, Biblioteca Guita e José Mindlin, Instituto Socioambiental, entre outros.

AGENDAMENTO DE GRUPOS
agendamento@bomretiro.sescsp.org.br

Local: Espaço Expositivo

(Foto: Eu Poeta - Autorretrato - 1949 / Fernando Lemos)

saiba mais

Artes Visuais

Fernando Lemos - mais a mais ou menos Curadoria: Rosely Nakagawa 14

Sesc Bom Retiro ver no mapa compartilhar

03/10 a 26/01

TER, QUA, QUI, SEX
09H ÀS 21H
  • Grátis

03/10 a 26/01

SAB
10H ÀS 21H
  • Grátis

03/10 a 26/01

DOM
10H ÀS 18H*
  • Grátis

* Horário também dos feriados: 12/10/ 2, 15 e 20/11/2019/ e 25/01/2020